03/03/2020- Goiás- Assistentes de voz mudam as relações de consumo e estratégias de venda

Serviço de voice search é cada vez mais utilizado para as buscas online. Mercado imobiliário sente mudanças e propõe alternativas para atender às novas relações de consumo

Cerca de 50% das buscas online neste ano serão realizadas por meio da pesquisa por voz. O consumidor passará a usar cada vez mais dispositivos habilitados para voz para concluir pelo menos 30% de todas as pesquisas sem usar uma tela, aponta estudo realizado pela ComScore, uma das maiores empresas do mundo em índices de internet. E as consultas por voz tendem a ser mais longas do que as pesquisas digitadas por meio de um teclado. O mercado imobiliário já percebeu as mudanças e oferece ferramentas para atender a esta nova relação de consumo.

Para se ter uma ideia, a cada cinco pesquisas realizadas atualmente, uma é por voz. E um exemplo recente de inovação neste sentido é a Desenrola, plataforma imobiliária digital de locação de imóveis comerciais e residenciais que permite ao cliente realizar também a busca por voz. A iniciativa é inédita no país e foi implantada em Goiânia e em Cuiabá, praças de atuação da empresa. A pesquisa por voz, ou voice search, é uma maneira de procurar resultados para uma palavra-chave em mecanismos de busca falando em direção a um dispositivo. Smartphones, tablets e assistentes ativados por voz são as interfaces mais utilizados pelos consumidores.

A novidade disponibilizada pela empresa se deu após intenso estudo da equipe de desenvolvimento, que já avalia a introdução da ferramenta em outros serviços disponibilizados dentro da plataforma. “Nesta primeira etapa, o sistema de reconhecimento por voz foi inserido no buscador de imóvel. Ao longo deste ano nosso objetivo é aplicá-lo em diversas outras áreas no website, como a seção de indicação de imóvel e de anúncio, mantendo sempre o foco na humanização no atendimento e no contato com o cliente”, afirma Jéssica Grijó Bernardo, coordenadora de Soluções Tecnológicas da Desenrola. Os investimentos da plataforma em tecnologia ultrapassaram R$ 1 milhão em 2019.

Nesta versão que está no ar, a busca de propriedades por reconhecimento de voz pode ser feita pelo nome da rua, pelo bairro e cidade. “Estamos propondo uma experiência memorável para o cliente. Para as próximas versões, queremos que a pesquisa reconheça a linguagem utilizada no processo, como, por exemplo: ‘Quero um imóvel no bairro mais badalado da cidade’”, aposta o co-fundador da Desenrola, Guilherme Blumer.

O mundo hoje já é mobile first, aponta Guilherme, e, quando se vê dados como a expectativa da busca por voz chegar a 50% nesse ano, indica que estamos próximos do momento voice first. “Quem nunca perguntou algo à Siri ou à Alexa? Ou pelo menos ouviu falar? Somos uma empresa que tem, em nosso propósito, oferecer a melhor experiência ao usuário e, para alcançá-lo, entender essas tendências e entregar um produto de qualidade se tornam a nossa obsessão”, comenta.

Tendência

O desenvolvimento tecnológico vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada. Pesquisa realizada pela Wix, plataforma que ajuda pequenos negócios a criar e operar websites, destaca que dois em cinco usuários dizem que dispositivos ativados por voz são essenciais em sua vida e 19% das pessoas utilizam a Siri pelo menos uma vez ao dia. “Quanto mais digital se torna o mundo, mais humanizadas tendem a ser as máquinas”, explica Martha Gabriel, executiva e consultora entre os pensadores digitais mais influentes do Brasil.

Machine learning

O aprendizado de máquina (em inglês, machine learning) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Um aspecto que separa o machine learning de outros sistemas inteligentes é a sua capacidade de modificar-se quando exposto a mais dados, ou seja, o aprendizado automático da máquina é dinâmico e não requer intervenção humana para realizar certas mudanças, o que o torna menos frágil e menos dependente de especialistas humanos. As informações são do portal especializado Rock Content.

Sobre a Desenrola

A Desenrola é uma iniciativa da Brasil Brokers, um dos maiores grupos do segmento imobiliário no Brasil, e pode ser conferida no site www.desenrola.com.br O objetivo da plataforma é desburocratizar e agilizar o processo de aluguel de imóveis comerciais e residenciais tanto para proprietário quanto para inquilino. O projeto piloto geral prevê investimento na ordem de R$ 10 milhões em dois anos.