04/07/2018 – GOIÁS – Participação do GEED no GJV divulgou ações de prevenção às drogas realizadas pelo Estado

A 65º Edição do Governo Junto de Você realizada entre 25 e 29 de junho na Praça Cívica, em Goiânia, teve o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas com trabalhos de prevenção às drogas junto à comunidade que compareceu ao evento realizado na Praça Pedro Ludovico Teixeira (Cívica). O estande do GEED ficou ao lado do estande da Secretaria da Saúde, o que estimulou os visitantes a conhecerem de perto as ações do Governo do Estado e também os programas destinados aos diversos públicos para orientar e acolher quanto às drogas.

comunicação Geed

AÇÕES NO GJV

A equipe do GEED distribuiu quatro mil folders aos visitantes, que contém informações sobre sinais que podem ser indícios do uso de drogas (mudanças de comportamentos, inquietação, insônia, irritabilidade, etc), conhecer alguns motivos que levam ao uso das drogas (problemas familiares, desequilíbrio emocional e psicológico, modismo), assim como prevenir (diálogo familiar, participação em atividades culturais, esportivas e lazer que elevam a autoestima, etc).

Foram realizadas nove oficinas de desenho e pintura com 260 crianças e adolescentes, roda de conversas com 18 pais de famílias, 12 atendimentos psicológicos individuais, distribuídas 358 cartilhas e quatro mil folders, e realizadas 110 pesquisas de opinião. A ação atingiu um total de 13.694 atendimentos.

CEAT-AD

O folder, em formato de uma mão, e que, ao ser aberto, tem o formato de asas de um anjo, também informa sobre o que é o Centro Estadual de Álcool e outras Drogas (Ceat-AD) que funciona no Setor Sul. Trata-se de um ambulatório de especialidades médicas e psiquiátricas que realiza consultas, tratamento ambulatorial e encaminhamentos. São prestados serviços de avaliação psicossocial, acolhimento aos usuários de drogas e seus familiares de maneira individualizada e humanizada, encaminhamento para as redes CRAS, CREAS, CAPS, Saúde e Comunidades Terapêuticas, e ainda atende e orienta o cidadão por meio do serviço de teleatimento – 0800 649 0145.