05/12/2018 – GOIÁS – Dia do Laço Branco: homens pelo fim da violência contra mulheres

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Cidadã e com o apoio do Conselho Estadual da Mulher (Conem), realiza neta quinta-feira, dia 6, solenidade simbólica do Dia do Laço Branco – Os Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A ação faz parte das atividades da Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que tem como tema neste ano A violência que não mata, mata mesmo assim.

Comunicação Setorial da Secretaria Cidadã

O tema traz à reflexão o perigo de todas as formas de violência contra a mulher, seja ela psicológica, física, sexual ou patrimonial. O evento começa às 8 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

O secretário Murilo Mendonça destaca que o problema será superado somente com a participação de homens e mulheres no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher. “Não é uma luta apenas das mulheres, é de todos nós. Individualmente, homens e mulheres não devem aceitar situações como essa. As instituições também têm um papel importante de fazer essa reflexão e promover ações para esclarecer as pessoas”, finaliza o secretário.

Laço Branco

O dia 6 de dezembro foi instituído no Brasil pela Lei número 11.489/ 2007 como o Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A data remete a um evento ocorrido no Canadá, onde um jovem de 25 anos invadiu uma escola, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, matando 14 mulheres. O rapaz deixou uma carta justificando o ato, afirmando que não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).

O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato de violência contra as mulheres e de não fechar os olhos para essa violência.

Serviço
Evento: Dia do Laço Branco: Os Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher
Local: Auditório Mauro Borges, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Praça Cívica.
Data: quinta-feira (6)
Horário: 8 horas