05/12/2018 – GOIÁS – OVG comemora o Dia Internacional do Voluntário

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) comemorou o Dia Internacional do Voluntário na manhã desta quarta-feira, dia 5, com uma homenagem aos voluntários e parceiros da instituição que, durante o ano de 2018, exerceram esta nobre função social, no compromisso e esperança de um mundo mais solidário. O evento foi realizado no auditório da Organização e contou com presença da presidente de honra, Fabrina Müller, e diretoras da OVG.

Portal Goiás

Na ocasião, foi lançado o Site do Voluntariado. O serviço estará disponível à população a partir da próxima semana. Para ter acesso, basta entrar no portal da OVG www.ovg.org.br e clicar no ícone do Centro Goiano de Voluntários (CGV).

O espaço virtual é uma rede colaborativa que traz opções para credenciamento de entidades e voluntários, doações para projetos, quadro de vagas disponíveis. A criação do site foi uma ideia da presidente de honra da OVG e visa fortalecer, ainda mais, o trabalho daquele que se doa ao próximo exercendo uma das mais nobres missões.

Após o lançamento do site, voluntários e parceiros receberam certificado em agradecimento pela parceria e apoio à promoção da cultura do voluntariado no Estado de Goiás e participaram de um delicioso café da manhã.

O coordenador do Serviço de Psicologia e do Voluntariado no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, Roberto Ribeiro de Moura, contou que 12 turmas de voluntariado foram formadas no hospital desde a criação da atividade, em janeiro deste ano. Segundo ele, isso só foi possível graças a parceria com a OVG.

Roberto Ribeiro lembrou uma bela reflexão do Papa Francisco. “Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa”.

A diretora geral da OVG, Idelma Rodrigues, disse que o voluntariado está na origem da Organização. “Estar aqui homenageando aqueles que se dedicam ao trabalho voluntário é uma grande honra. Ser voluntário é ser útil, sem esperar recompensas. É saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade, sendo por vezes uma bênção do céu.”

A presidente de honra da OVG, Fabrina Müller, disse que acredita muito na força do voluntariado. “Ser voluntário é acreditar sempre na vida, ter fé, não desistir, buscar o melhor no outro. É trabalhar e servir, na prática do bem, em atitude fraterna e cristã. Tenho certeza de que todos os homenageados têm preciosas lições de vida e amor para ensinar”.

O CGV
O Centro Goiano de Voluntários (CGV) é uma das iniciativas da OVG no voluntariado. Desde 2001, a unidade recebe, capacita e encaminha, para instituições, pessoas interessadas no trabalho voluntário e, também, orienta as entidades com vontade em recebê-las. Os voluntários também podem atuar em unidades da OVG e em eventos promovidos pela Organização, como o projeto Show de Natal e o Centro de Apoio ao Romeiro. Desde sua criação, o CGV já capacitou mais de 19 mil pessoas.

Como ser voluntário
Toda pessoa pode ser voluntária. Basta que o interessado entre em contato com o CGV e faça o pré-cadastro para participar da capacitação. Logo depois ele é encaminhado às instituições parceiras da OVG, conforme disponibilidade de vagas. O mesmo vale para as entidades sociais que queiram se tornar parceiras da Organização nesse projeto.

O trabalho voluntário é regido pela Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608/98), que, entre outras atribuições, não gera vínculo empregatício e nem obrigações trabalhistas ou previdenciárias.