06/06/2019 – GOIÁS – Coro Italiano Toscanelli estreia no palco do 15º Festival Italiano de Nova Veneza nesta quinta, 6

Grupo musical de Goiânia, fundado há 18 anos, faz sua primeira apresentação no tradicional evento gastronômico e cultural da cidade; Com 30 vozes masculinas e femininas, coral prepara apresentação na qual interpretará canções épicas da música italiana, como a famosa Bella Ciao

Allan David

Para marcar o ano de debut do Festival Italiano de Nova Veneza, o evento terá entre as atrações inéditas uma apresentação especial e exclusiva do Coro Italiano Toscanelli, que é o coral da tradicional Associazione Italiana di Goiás (Aigo), sediada em Goiânia. Com 30 vozes no grupo, entre descendentes de italianos e simpatizantes da cultura itálica, o coral desembarca em Nova Veneza para interpretar canções clássicas da música italiana, entre elas Bella Ciao e a famosa La Spagnola. A apresentação do coro está marcada para esta quinta-feira, dia 6.

Três dos 30 integrantes do Coral Toscanelli são moradores de Nova Veneza. É o caso de Jean Marcos do Carmo, que faz a voz de baixo no grupo musical. “Estamos a todo vapor na preparação para esse espetáculo em Nova Veneza. A apresentação, certamente, deixará o público muito entusiasmado com essas músicas, que estamos ensaiando há vários meses”, diz o cantor. Jean Marcos e os também moradores de Nova Veneza Humberto Peixoto e Iraildes Divino se deslocam toda semana para Goiânia, onde acontecem os ensaios do Coral Toscanelli e as atividades da Associazione Italiana di Goiás. “É uma satisfação enorme fazer parte desse grupo, onde temos a oportunidade de cultivar nossas raízes italianas”, diz Jean.

Criado há 18 anos, o Coral Toscanelli já se apresentou em cidades de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal. Uma das vozes femininas do coro é a da professora Iraildes Divino. Por sua experiência na música, ela atua também como maestrina do coral infanto-juvenil da Escola Municipal Tereza Zanini Peixoto, de Nova Veneza. “O festival tem uma relação muito próxima com a música italiana e isso dá a ele um brilho muito especial. As crianças da nossa cidade, inclusive, ficam bastante empolgadas para cantar no evento”, conta a docente. No coral, Iraildes lidera um grupo de 50 alunos da educação infantil e ensino fundamental.

A diretora cultural da Aigo, Graça Antinarelli, explica que o Coro Italiano Toscanelli é um projeto cultural da Associazione Italiana di Goiás e tem como regente o maestro Cardoso Filho. Segundo ela, os visitantes do 15º Festival Italiano de Nova Veneza podem esperar por uma exibição que “vai agregar ao evento toda a alegria e vitalidade comuns tanto a italianos natos como seus descendentes”. “E o coral está aberto à participação de toda a comunidade”, acrescenta Graça. As audições do Coro Toscanelli, que ensaia em Goiânia, ocorrem sempre no início de cada semestre.

Sobre o 15º Festival Italiano de Nova Veneza

O Festival Italiano de Nova Veneza já faz parte do calendário cultural do Estado de Goiás. Este ano, a 15ª edição do evento será realizada de 6 a 9 de junho na cidade de Nova Veneza, a 29 quilômetros de Goiânia. O município foi formado a partir da ocupação dos italianos no Brasil e, por isso, é considerado um pedaço da Itália no coração de Goiás. Toda a cidade envolve-se com a programação, que a cada ano reforça a identidade cultural dos moradores. No evento, a população local, da qual 60% é de descendentes de italianos, oferece ao público um cardápio recheado de gastronomia italiana, além de música, dança, esporte e artesanato típicos. Os organizadores do evento estimam que mais de 100 mil visitantes da Região Centro-Oeste do Brasil devem participar dos quatro dias de festa.