07/03/2019 – GOIÁS – Balanço aponta queda de homicídios durante o Carnaval em Goiás

Governador destaca comprometimento das forças policiais

Portal Goiás

Ações preventivas e integradas dos órgãos de Segurança Pública resultaram em avanços na defesa da vida em Goiás, durante o feriado de carnaval, aponta balanço da Operação Carnaval 2019. Os números foram apresentados nesta quinta-feira, dia 7, pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Rodney Miranda.

Os registros de homicídio, tentativas de homicídio e de acidentes de trânsito com e sem vítimas fatais tiveram redução de quase 50% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro destaque foi para o combate ao crime de latrocínio, que não houve caso algum durante o Carnaval deste ano.

“O foco principal da nossa operação foi o combate aos crimes contra a vida e a redução de acidentes de trânsito, que são os principais problemas nessa época, em todos os lugares. Temos que avançar mais na conscientização, pois muitos ainda insistem em misturar festa com bebida”, avaliou Rodney Miranda.

Caiado exaltou o trabalho de todos os agentes dos órgãos de Segurança Pública, que, destacou, têm se engajado, superado as limitações e apresentado respostas rápidas à sociedade goiana. “O momento é de reconhecimento, gratidão e elogios aos homens e mulheres de nossas forças policiais, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários, escrivães e polícia científica. Tenho orgulho de ser o comandante em chefe das melhores polícias deste Estado. Estamos caminhando, a passos largos, para construir o sonho de toda a sociedade: dar total segurança pública aos cidadãos”, enfatizou Caiado.

Ele destacou que o governo irá seguir com ações que mantenham a curva descendente dos índices de criminalidade. “A meta é galgar cada vez mais resultados melhores. E tenho certeza absoluta de alcançá-los, porque sinto na nossa polícia um engajamento completo”, avaliou o governador. E relembrou outros avanços já conquistados neste início de ano: “Conseguimos desbaratar 12 quadrilhas em menos de 60 dias, coisa que nunca ocorreu em Goiás. Apreendemos mais de sete toneladas de drogas, avançamos no combate aos roubos de carros e aos latrocínios”.

Operação Carnaval 2019
Em relação ao ano passado, o número de homicídios durante o carnaval apresentou redução de 41,46%, e as tentativas caíram 54,72%. Dado importante é que não houve ocorrência de latrocínio.

Em relação a acidentes de trânsito nas rodovias estaduais, houve redução de 42,15% das ocorrências sem vítimas e de 47,06% dos casos com vítima fatal. Os registros de pessoas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas aumentaram em 11%. “Continuaremos trabalhando forte no sentido de conscientizar, cada vez mais, nossa população de que essa é uma mistura trágica em todos os sentidos”, reforçou Rodney.