07/07/2020-Goiás-Dgap recebe doações do TJGO

Entre os itens repassados estão móveis administrativos, armas e equipamentos eletrônicos e de informática, que serão utilizados na ampliação das videoconferências no sistema prisional

A Diretoria- Geral de Administração Penitenciária (Dgap) recebeu nesta terça-feira, dia 07, ao todo 836 itens de informática, mobiliário e eletroeletrônicos, doados pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO). A doação foi oficializada em solenidade realizada nessa manhã, no Salão Nobre da Presidência do TJGO, em Goiânia, com a assinatura do Termo de Doação de Bens Móveis celebrado entre as duas instituições. A entrega foi feita pelo presidente do TJGO, Desembargador Walter Carlos Lemes, ao governador do Estado, Ronaldo Caiado, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, e a primeira dama do Estado e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás, Gracinha Caiado.

Entre os produtos doados para a administração penitenciária, estão: webcans, computadores, notebooks, monitores para computadores, nobreaks, scanners, impressoras, ares condicionados, mesas de som, microfones, aparelhos de telefone fixo, longarinas, cadeiras de escritório, armários e gaveteiros. Na ocasião, foram doadas também 48 armas de fogo ponto 40, ponto 45 e nove milímetros.

A primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou a importância da parceria dos órgãos para população “o slogan desse Governo, bem pensado, Somos Todos Goias, significa essa importância das parcerias para o bem da sociedade. E, hoje, estamos aqui com os resultados positivos na segurança pública, apontados pelas estatísticas”.

O governador Ronaldo Caiado, na ocasião falou da segurança pública em Goiás, “faço questão de ressaltar que todas as nossas forças de segurança têm resultados importantes no combate à criminalidade” disse ele. “Meus cumprimentos ao sistema penitenciário pelos trabalhos que vêm desenvolvendo e aos policiais penais pela atuação dentro das unidades prisionais”, completou Caiado.

O desembargador do TJGO, Walter Carlos Lemes, ressaltou que “essas doações são importantes, porque vão ter utilidades para Polícia Militar e para sistema prisional. Esse material poderia ir para um depósito público e o Tribunal ter que alugar um local para guardar tudo isso, mas a doação é o que devemos fazer”, afirmou o presidente.

O secretário Rodney Miranda ressaltou que as doações serão, especialmente, para reforço nas áreas fins das duas forças beneficiadas. “ Vamos utilizar o material recebido, por determinação do governador, para as áreas de ponta, aquelas que estão diretamente na atuação direta na área fim. É de grande importância a realização das videoconferências no sistema prisional para a segurança e, sem dúvida alguma, o maior beneficiado por isso é a sociedade”, explicou ele.

O diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Agnaldo Augusto da Cruz, que esteve presente na solenidade, falou da importância dos materiais recebidos. “A doação vem sacramentar todo o apoio e parceria do Judiciário ao sistema prisional, bem como o Ministério Público. Essa doação vai suplementar o trabalho que a administração penitenciária já está executando de videoconferências nas unidades prisionais, como prevenção à pandemia do coronavírus, sendo essa iniciativa algo que, mesmo após essa doença, terá continuidade. Isso significa economia para os cofres públicos e segurança para os juízes, servidores, sociedade e população carcerária”, disse ele.

O comandante da PM de Goiás, coronel Renato Brum dos Santos, explicou que as armas recebidas pela coroação serão “utilizadas pelo serviço de Inteligência da PM”, ressaltou.

A Dgap, por meio da Superintendência de Gestão Integrada, executará um planejamento de distribuição que priorizará a complementação de mobiliário, eletroeletrônicos e itens de Informática de acordo com as necessidades das 104 unidades prisionais administradas pelo órgão.

As webcans, diante da situação emergencial da pandemia de importância internacional e da suspensão da visitação nos presídios, servirão de reforço na implantação das videoconferências para audiências judiciais. Os computadores e complementos tecnológicos em geral serão distribuídos para reaparelhamento das condições de gestão penitenciária nas unidades prisionais, bem como os móveis e cadeiras.

No evento, estiveram presentes, além do governador Ronaldo Caiado; do presidente do Tribunal de Justiça, Walter Carlos Lemes; do secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda e do diretor-geral de Administração Penitenciária (Dgap), Coronel Agnaldo Augusto da Cruz, a juiza de direito da 1ª Vara de Execução Penal de Goiânia, Telma Aparecida, representando os juízes do Estado e o comandante Geral da Polícia Militar, Renato Brum.

Fotos: Dgap

Comunicação Setorial Dgap – Governo de Goiás