07/11/2018 – GOIÁS – Governo de Goiás e capital de Belarus assinam acordo de fortalecimento comercial

► “Para nós, é uma honra ampliar nossas relações com Goiás e com o Brasil. Temos confiança e um histórico de bons resultados”, afirmou o ministro Aleksandr Shkatulov

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

O Governo de Goiás assinou, na tarde de hoje, com o Comitê Regional Executivo de Minsk, capital de Belarus, acordo para a execução de um plano de atividades conjuntas entre o estado de Goiás e aquela região. O objetivo é fortalecer as relações comerciais e culturais entre Goiás e Minsk, ampliando a participação de ambos no mercado consumidor. O secretário de Segurança Pública, Irapuã Costa Júnior, assinou o termo com o ministro conselheiro da Embaixada de Belarus no Brasil, Aleksandr Shkatulov.

O acordo de cooperação prevê a exploração da possibilidade da inserção no mercado brasileiro de alimentos da região de Minsk, principalmente de vodka e conservas enlatadas de frutas e legumes. Goiás, por sua vez, vem importando produtos de Belarus desde 2008, como adubos e borracha. O Estado exporta couros e derivados, carnes suínas e bovinas, produtos cerâmicos, máquinas, equipamentos e aparelhos elétricos e mecânicos.

Pelo termo, Minsk fornecerá informações sobre produtos e produtores, para que Goiás, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), possa preparar encontro com empresários de Belarus para a realização de negócios. Prevê, também, a participação de empresas da região de Minsk em exposições realizadas em Goiás, e a possibilidade de empresas goianas participarem como residentes no Parque Industrial Chinês-Bielorusso “Grande Pedra”.

“Para nós, é uma honra ampliar nossas relações com Goiás e com o Brasil. Temos confiança e um histórico de bons resultados”, afirmou o ministro.

As áreas de turismo, medicina, saúde, esporte e turismo também são contempladas no acordo. Há intenção de parceria entre o Centro Republicano Científico-Prática de Oncologia e Radiologia Médica N. N. Aleksandrov, que é referência em pesquisa, diagnóstico e tratamento de câncer naquele país, com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás e Ministério da Saúde, para realização de projetos no tratamento do câncer.

Há, ainda, previsão de intercâmbio de informações na área de cultura para cooperação e participação de artistas e equipes goianas em eventos em Minsk, e vice-versa. O Festival Beco, de pintores grafiteiros goianos, é um dos eventos da agenda, em junho de 2020.