08/07/2020-Goiás-Notícia do Entorno – Municípios do Entorno do DF terá lockdown nos finais de semana e alteração dos serviços não essenciais

Devido ao avanço das infecções pelo novo coronavírus no Entorno do Distrito Federal, prefeitos dos municípios adjacentes à Brasília decidiram implementar o lockdown.

A medida terá início às 15h de sábado (11/7) e terminará à 0h de segunda-feira (13/7). Além disso, houve alteração nos horários dos serviços, essenciais e não, durante a semana para evitar aglomerações e conter a disseminação da covid-19.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes á Brasília (AMAB) e prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildo do Candango a situação de seus municípios não é a mesma de outras cidades, já que grande parte da população é flutuante, e se desloca todos os dias para trabalhar no Distrito Federal.

“As regiões do Entorno têm uma peculiaridade, cerca de 50% da população trabalha no DF. Não dá para restringir só uma parte (durante a semana) enquanto a outra continua circulando entre as cidades”, declarou.

Durante o lockdown no fim de semana, apenas os postos de gasolina, distribuidoras de gás e farmácias poderão funcionar. Os estabelecimentos deverão permanecer de portas fechadas em regime de plantão. As medidas visam evitar aglomerações nos comércios.

Serviços essenciais e não essenciais
A medida também afetará o funcionamento dos serviços essenciais. A partir da última segunda-feira (6/7), o comércio passou a funcionar em horário especial de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. Os serviços considerados não essenciais estão funcionando das 9h às 17h. O delivery está permitido até as 22h, somente para estabelecimentos fechados.

Os serviços, essenciais ou não, poderão funcionar entre 6h e 15h de sábado. Em seguida, todos deverão permanecer fechados até o fim do lockdown. Os eventos religiosos poderão ser realizados seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, e organizados para evitar aglomerações.

Acompanhe mais informações nas redes sociais do prefeito Hildo do Candango.