08/07/2020-Goiás-Secretaria de Cultura estreia Artistas na Vila

Programa faz parte do projeto Em Cartaz e é produzido pela Vila Cultural Cora Coralina

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), estreou nesta terça-feira, dia 7, o programa “Artistas da Vila”. A apresentação faz parte do programa Em Cartaz, realizado pela Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secult Goiás, que tem programação digital diversificada, de segunda a sábado, de arte e entretenimento, durante o isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

Além disso, as mostras realizadas no projeto têm o objetivo de ajudar na apresentação e valorização dos trabalhos dos artistas. Na série “Artistas da Vila”, a proposta é que eles realizem a montagem físicas de suas produções artísticas nas salas da Vila Cultural. As apresentações são filmadas e divulgadas nas plataformas digitais da Secult Goiás e contam também com o depoimento do profissional acerca de sua obra, processos de criação e pensamento artístico.

A estreia do projeto foi com a artista goianiense Célia Gondo, que é bacharel em Artes Visuais, com habilitação em Gravura, pelo antigo Instituto de Artes da UFG, atual Faculdade de Artes Visuais, onde também se licenciou e concluiu o Mestrado em Arte e Cultura Visual.

Célia desenvolveu sua pesquisa em Poéticas Visuais, produzindo gravuras a partir de matrizes de poliestireno, um material plástico que possibilita a sua impressão tanto como matriz de relevo (uma xilogravura, por exemplo) quanto como matriz de encavo (uma gravura em metal), na combinação dos dois procedimentos. Atualmente, ela produz imagens originais em monotipia, continuando a afinidade poética com plantas e suas simbologias.

Em Cartaz
Além do “Artistas na Vila”, o projeto em Cartaz também traz o programa “Ateliês Goianos”, onde os artistas abrem seus ateliês ou salas artísticas aos expectadores e mostram parte de suas criações artísticas. Todos os projetos respeitam e seguem os protocolos de segurança contra a contaminação pelo coronavírus.

A programação é disponibilizada diariamente nas redes sociais da Secult Goiás e em seu canal do YouTube.

Comunicação Setorial – Secult Goiás