08/10/2019 – GOIÁS – Curso de Costura para gestantes do Meninas de Luz começa nesta terça-feira

Parceria da OVG com o Clube do Mega Modas

Comunicação OVG

As parcerias firmadas pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) estão proporcionando cada vez mais qualidade de vida e oportunidades para as pessoas em situação de vulnerabilidade social do Estado. E uma delas é o Termo de Cooperação assinado com o Clube de Costura do Mega Modas. As adolescentes e jovens gestantes atendidas pelo Programa Meninas de Luz começam o Curso Rápido de Modelagem, Corte e Costura nesta terça-feira, dia 8.

Inicialmente oito jovens serão capacitadas no curso, que será realizado no Clube de Costura, que fica Rua 67B, nº 165, no Mega Modas Shopping, Setor Norte Ferroviário, em Goiânia. Assim que a turma for treinada, outras jovens serão capacitadas.

As gestantes receberão orientações, como tirar medidas fundamentais do corpo; ajustar os moldes de base com as suas medidas; cortar peças no tecido; fazer exercício de costura para conduzir máquina reta industrial ou doméstica; conduzir a máquina overloque; iniciar a costura das roupas; acabamento e finalização das roupas.

Extensão da parceria
Além das gestantes do Programa Meninas de Luz, a parceria será estendida aos frequentadores do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro, que funciona no Jardim Novo Mundo.

Poderão participar jovens de ambos os sexos. As aulas também começam este mês, alternando com as do Meninas de Luz. Durante o treinamento, a Organização disponibilizará um profissional para acompanhar os adolescentes e oferecerá um lanche.

Meninas de Luz
O Programa possibilita atendimento psicossocial e de apoio à saúde para adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, incluindo vítimas de violência ou exploração sexual. Uma equipe multidisciplinar trata de temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão. São oferecidas aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade.

A iniciativa oferece palestras, atendimentos psicológicos e odontológicos, oficinas de artesanato e de beleza. As futuras mamães ainda participam de passeios e ensaios fotográficos. Elas também são estimuladas a tomar gosto pelos livros no Cantinho da Leitura, um espaço destinado à leitura.

Antes do parto, as gestantes ganham um kit de enxoval para bebê e após o nascimento da criança, a jovem continua recebendo orientação e apoio por um ano. De janeiro a agosto de 2019, a iniciativa atendeu uma média mensal de 228 grávidas.

Tecendo o Futuro
O Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro desenvolve atividades gratuitas de cultura e lazer para jovens de 12 a 17 anos. Conta com sala de leitura e filmoteca; salão de jogos; oficinas de inclusão digital, material reciclável; aulas de basquete, vôlei, futebol, dança. Também promove passeios e rodas de bate-papo com diversas temáticas, como Esporte; Arte e Cultura; Tecnologia; Profissão; Violência; Uso e Abuso de Drogas; Liberdade e Responsabilidade; Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Precoce. Ainda são realizadas ações de acolhimento familiar pelo Serviço Social e de Psicologia.