08/11/2018 – GOIÁS – Jornada do Crer reúne cerca de 400 profissionais de saúde

Cumprindo o papel como hospital de ensino, certificação concedida pelos Ministérios da Saúde e da Educação em 2014, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da SES-GO, realiza a 16ª Jornada Científica.

Comunicação Crer

Apresentações culturais do grupo de Ballet Terapêutico e do setor de musicoterapia do Crer abriram a programação do evento científico, que reuniu cerca de 400 profissionais da saúde de diversas unidades assistenciais do Estado. O diretor-geral da unidade, o médico Válney Luís da Rocha, discursou na abertura da jornada e falou sobre a importância da promoção do conhecimento científico no hospital.

“Graças a realização da jornada e também de outras práticas de ensino e pesquisa realizadas no Crer, desde sua abertura, somos certificados como hospital de ensino. Para a nossa instituição, a busca pela melhoria contínua dos processos e das práticas assistenciais representa o nosso compromisso com a qualidade do atendimento oferecido aos nossos usuários”, disse o diretor.

Com o tema Os desafios do Cuidado Continuado, a jornada abordou, no primeiro dia, os seguintes assuntos: A Política e a Rede de Cuidados Continuados Integrados: o exemplo de Portugal; A implementação de uma Rede de Cuidados Continuados, na visão dos três gestores do SUS; Comunicação Médica e Estratégias de Educação em Saúde; Abordagem Familiar nos Cuidados Paliativos, entre outros.

O presidente da Jornada Científica do Crer, o médico Fernando Cupertino, explicou os motivos para a escolha do tema do evento deste ano. “Essa discussão está se dando sob dois aspectos: o de entender a necessidade do usuário e o de discutir uma política pública no SUS que estruture uma rede de Cuidados Continuados incluindo também os Cuidados Paliativos. Nesse debate, podemos entender o que a sociedade espera de nós, enquanto profissionais e instituição, para melhor responder às suas necessidades”.

Segundo a superintendente Multiprofissional de Reabilitação da Agir, Divaina Alves Batista, “sempre foi uma preocupação da Agir que o ensino, pesquisa e, consequentemente, o aprimoramento da nossa equipe profissional fosse uma filosofia de trabalho do Crer. Para nós, enquanto instituição, o ensino e a pesquisa são os pilares para a melhoria contínua do nosso trabalho”.

A Jornada Científica do Crer continua nesta quinta-feira, dia 08, abordando entre outros assuntos a Transição do cuidado: UTI, Posto Clínico e Serviço de Atenção Domiciliar; Abordagem Odontológica no Cuidado Continuado; Atenção Domiciliar nos Cuidados Continuados; Acessibilidade: inovações e estratégias arquitetônicas; Sexualidade e Reprodução nos Cuidados Continuados.