10/01/2020- Goiás- Bombeiro Civil Mirim: Goiânia forma mais uma turma

Crianças de 7 a 12 anos recebem certificado do Corpo de Bombeiros após terem passado por treinamentos de primeiros socorros, combate a princípios de incêndio e cidadania. Formação é gratuita e acontece no Estação da Moda Shopping. Em maio, começam as inscrições para a próxima turma

Preparar crianças e pré-adolescentes para serem adultos melhores e cidadãos mais responsáveis é o propósito do curso de bombeiros civis mirins, que formou na manhã desta sexta (10/1) a 6ª turma de bombeirinhos de 7 a 12 anos, que fizeram o curso em dezembro de 2019. A formatura aconteceu no Estação da Moda Shopping, em Goiânia, e contou com demonstrações de rappel e simulação de atendimento à vítima de acidente e prevenção de incêndio.

O curso é dado pelo Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. Segundo tenente da reserva da corporação, Walter Alves Rêgo, a iniciativa é uma contribuição à educação e cidadania das novas gerações. Durante 15 dias, os participantes do curso desenvolveram o senso e a prática de cidadania e disciplina através de atividades de prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, entre outros.

Os resultados do curso de bombeiro civil mirim vieram logo no primeiro ano de participação de Calebe da Silva Cruz, 9 anos, é o que afirma a sua mãe, Enildes da Silva Cruz, 30 anos, dona de casa. Ela conta que o filho se tornou uma criança muito mais responsável e educada. “Além de melhorar a educação do meu filho, o curso o influenciou a ser uma criança mais prestativa. Hoje, Calebe me ajuda muito mais com o irmão dele que é portador de necessidades especiais, tem muito cuidado, me orienta com relação a formas de manuseio. O curso só acrescentou e trouxe muitos benefícios para ele e para a família como todo”, conta Enildes.

Para Calebe, o curso é uma forma a mais de aprendizado e que pretende continuar. “Adoro aprender e gosto muito do curso, vou participar mais vezes”, conta o bombeiro mirim que teve o nome escolhido pela mãe inspirado num personagem do filme ‘A Prova de Fogo’, Caleb Holt, interpretado por Kirk Cameron, que é bombeiro e protagonista da trama. Coincidência ou não, segundo Calebe, quando crescer, sua profissão será bombeiro.

Curso

O curso de Bombeiro Civil Mirim acontece duas vezes por ano. Os treinamentos foram realizados dentro do próprio Estação da Moda, em sala cedida na área administrativa e nos estacionamentos. As crianças também tiveram aulas externas como no Parque Ecológico Altamiro de Moura Pacheco. Segundo o tenente, o projeto é aberto às crianças da comunidade, é gratuito e acontece duas vezes ao ano. “Os pais têm somente gasto com o uniforme, pois a alimentação e translado não têm custos”, explica o tenente da RR Walter Alves, que acrescenta que no mês de maio serão abertas as inscrições de novas turmas para o curso a ser realizado em julho, de 1 a 15/7, e no mês de outubro serão abertas as inscrições para a turma de dezembro. As inscrições poderão ser feitas no shopping, na sede da brigada ou na administração.

Conforme o tenente, que idealizou o curso de bombeiros civis mirins em 1995 e hoje tem apoio do Estação da Moda Shopping, o projeto segue com planos de abrir turmas para adolescentes.