09/02/2021-Goias-Professores serão capacitados para atuar com Educação para o trânsito

Os interessados em participar do curso poderão se inscrever a partir do dia 15 de fevereiro, através do formulário de inscrição encaminhado às Coordenações Regionais de Educação (CRE). A formação será online, ministrada por profissionais especialistas do Detran-GO, e terá a carga horária de 208 horas. A previsão é que a primeira turma tenha início no dia 15 de março.

Além de desenvolver o projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, os professores poderão atuar como instrutores e examinadores de trânsito, ministrando aulas nos Centros de Formação de Condutores, na Escola de Governo ou no próprio Detran, bem como participar de Bancas Examinadoras.

Uma parceria entre a Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) irá capacitar professores da rede pública estadual dispostos a trabalharem, nas escolas, a temática de trânsito. A ação faz parte do projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida” e busca ampliar, em sala de aula, a abordagem do tema trânsito, contribuindo para preparar os estudantes para serem condutores conscientes.

De acordo com o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais da Seduc, Marcos Pedro da Silva, o projeto vem para complementar o trabalho que já é realizado nas escolas da rede estadual. “A Educação para o trânsito é essencial no contexto do currículo, do processo de ensino-aprendizagem e já está contida em várias disciplinas. Mas, essa proposta é uma proposta na qual a gente vai dar um adensamento maior, aprofundar mais nesse trabalho de Educação no trânsito”, reforça.

Ao todo, serão oferecidas 120 vagas para professores efetivos ou temporários que atuam nas turmas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para se inscrever, os profissionais deverão atender a alguns requisitos como: ter, no mínimo, 21 anos de idade; possuir carteira nacional de habilitação há pelo menos 2 anos; e não ter cometido nenhuma infração de trânsito grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

Oportunidade

Além de desenvolver o projeto “No Trânsito, o Sentido é a Vida” nas escolas da rede estadual, os professores que participarem da formação poderão atuar como instrutores e examinadores de trânsito, ministrando aulas nos Centros de Formação de Condutores, na Escola de Governo ou no próprio Detran, bem como participar de Bancas Examinadoras.

“A proposta é fazer uma formação em que o professor seja capacitado pela Escola Pública de Trânsito do Detran, em parceria com a Seduc. Ele vai receber uma formação que habilite a ele ser instrutor e examinador de trânsito e vai ser preparado para desenvolver o projeto na escola. Então é um ganho muito grande para nossos professores”, afirma Marcos Pedro.

Foto: Detran/Goiás

Comunicação Secretaria da Educação