09/07/2018 – GOIÁS – Governo de Goiás entrega Itego, Renda Cidadã e creche na Região Noroeste de Goiânia

A população de Goiânia recebeu mais uma unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), obra com mais de 5 mil metros quadrados, e mil novos cartões do Renda Cidadã, além de uma creche.

Comunicação Setorial SED

Governo de Goiás entrega obras e benefícios na Região Noroeste de Goiânia.

O Governo de Goiás tem dado atenção especial à Região Noroeste de Goiânia, que é uma das que mais cresceu nos últimos anos. A população já recebeu, por exemplo, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol), o Vapt Vupt, a Maternidade Nascer Cidadão, entre outros. Nesta sexta-feira, dia 06, o governador José Eliton, acompanhado do secretário Estadual de Desenvolvimento, Leandro Ribeiro, inaugurou mais uma grande obra, o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego), que tem capacidade para oferecer sete mil vagas por ano em cursos técnicos, de formação inicial e continuada.

Esta unidade da Rede Itego recebe o nome de José Luiz Bittencourt, falecido em 2008, e que foi vereador em Goiânia, deputado estadual, secretário de Estado da Educação e vice-governador de Goiás. Na ocasião, José Eliton fez também a entrega de novos cartões da Renda Cidadã.

O governador José Eliton disse que este Itego consolida importantes conquistas do povo goiano, que seu governo está focado na melhoria da qualidade do ser humano. E que esta escola atende anseios da população da Região Noroeste de Goiânia. Ele também anunciou a entrega de mil cartões Renda Cidadã na Região através do secretário Murilo Mendonça, da Secretaria Cidadã.

O secretário de Desenvolvimento, Leandro Ribeiro, ressaltou em sua fala a importância da educação na elevação da qualidade de vida da população. “Por meio da qualificação profissional nossos jovens alcançarão vagas no mercado de trabalho. Não basta trazermos empresas para o Estado, temos que preparar nossos cidadãos para ocuparem as vagas de emprego geradas”, frisou.

Em nome da família Bittencourt falou o ex-deputado Luiz Bittencourt que agradeceu a homenagem prestada pelo governador José Eliton ao seu pai, já falecido, e à toda a família, que muitos serviços prestaram ao Estado de Goiás.

A abertura do evento contou com a apresentação da Banda Sinfônica Jovem de Goiás, que executou o Hino Nacional, da Orquestra Sanfônica e do Grupo de Street Dance do Itego Basileu França.

Novo Itego

O projeto de ampliação da Rede Itego, alcançando diversos municípios, é mais um compromisso do governo Marconi Perillo e de José Eliton que está sendo cumprido. Hoje já são 24 unidades em Goiás.

O Itego José Luiz Bittencourt terá capacidade para atender 7 mil alunos por ano, em cursos superior de tecnologia, técnicos, de qualificação profissional e capacitação. A unidade deverá oferecer cursos nas áreas de gestão e negócios (Recursos Humanos, Vendas, Logística); Produção Cultural e Design (Moda, Vestuário, Modelagem); Informática (Rede de Computadores, Internet, Operador, etc).

Outros cursos serão prospectados de acordo com estudos da demanda local, a ser realizado por meio de reuniões com empresas da região com vistas a verificar as expectativas e necessidades de cursos para a formação de mão de obra.

O secretário Leandro Ribeiro disse que a demanda dos cursos acontece conforme a necessidade das empresas de cada Região, mediante a elaboração de projetos pedagógicos a serem desenvolvidos pelos professores.

Estrutura

O Itego da Região Noroeste segue o padrão das demais unidades espalhadas pelo Estado, ocupando uma área com 5 mil metros quadrados, com 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e dois grandes laboratórios especiais (Real Lab – laboratório criativo com impressora 3 D, Plotter de corte, cortadeira a laser, fresadora CNC, marcenaria, entre outros; e laboratório tecnológico em confecção – com máquinas de costura e máquina Audaces), auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência,

quadra poliesportiva coberta, além das salas administrativas.

Os Itegos, espalhados por todas as regiões do Estado, têm por objetivo ampliar e qualificar a oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio, atendendo às demandas do mercado e vocação local.

Localizado na Rua BF-25, esquina com Avenida JC-15, Bairro Floresta, a obra teve investimentos de mais de R$ 11 milhões, recursos do Governo Federal com contrapartida do Estado de Goiás com recursos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED).