09/10/2019 – GOIÁS – Gestantes atendidas pela OVG começam curso no Clube de Costura

Mirelle Nunes, 20 anos, com três meses de gestação, teve o primeiro contato com a máquina de costura e gostou da experiência. Ela é uma das jovens gestantes atendidas pelo Programa Meninas de Luz que começaram, nesta terça-feira, dia 8, o curso Rápido de Modelagem, Corte e Costura. A iniciativa é fruto de parceria firmada entre a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Clube de Costura do Shopping Mega Moda. Inicialmente oito jovens estão sendo capacitadas. Assim que a turma for treinada, outras grávidas farão o curso.

Portal Goiás

“Minha irmã faz faculdade de Moda e me incentiva muito. Tenho vontade de aprender e poder aumentar a renda da minha família e ajudar meu esposo”, ressalta Mirelle Nunes.

Sara Gomes, 20 anos, também está empolgada com a oportunidade. “Quero aprender a fazer roupinhas de criança. Espero levar jeito”, brinca.

As gestantes receberão orientações, como tirar medidas fundamentais do corpo; ajustar os moldes de base com as suas medidas; cortar peças no tecido; fazer exercício de costura para conduzir máquina reta industrial ou doméstica; conduzir a máquina overloque; iniciar a costura das roupas; acabamento e finalização das peças.

“Elas vão sair do curso com a capacidade de fazer um vestido tubinho e uma saia evasê”, explica a gerente do Clube de Costura, Paula Garcia, ao acrescentar que a parceria poderá incluir outros cursos. “Posteriormente, as que despertarem interesse em aprender peças mais específicas, poderão fazer o Curso Livre de Modelagem e Costura. Outra possibilidade será o de ajustes e consertos”, pontua.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, o curso é interessante porque capacita as jovens para trabalhar em casa. “Queremos que elas possam trabalhar, sem prejuízo à maternidade e à criação da criança. Essa iniciativa irá proporcionar autonomia às meninas, empoderamento e ampliará as oportunidades para geração de renda”.

O presidente do Mega Moda, Carlos Luciano Martins, destacou que a iniciativa abrirá portas para as jovens ingressarem no mercado de trabalho. “Esse é o primeiro passo que as meninas estão dando. É uma oportunidade que terão de se qualificar e quem sabe ingressarem nesse ramo que é tão promissor em nosso Estado. Somente no Mega Moda temos cerca de 1.500 lojas e a demanda por mão de obra qualificada é cada vez maior”.

A gerente dos Programas Sociassistenciais da OVG, Olga Saab, ressalta que além das gestantes do Programa Meninas de Luz, a parceria será estendida aos frequentadores do Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro, que funciona no Jardim Novo Mundo.

“Poderão participar jovens de ambos os sexos. As aulas também começam este mês, alternando com as do Meninas de Luz. Durante o treinamento, a Organização disponibilizará um profissional para acompanhar os adolescentes e oferecerá um lanche”.

Meninas de Luz
O Programa possibilita atendimento psicossocial e de apoio à saúde para adolescentes e jovens grávidas, de até 21 anos, incluindo vítimas de violência ou exploração sexual. Uma equipe multidisciplinar trata de temas relacionados a educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direitos do cidadão. São oferecidas aulas de artesanato, como forma de aumentar a renda familiar e desenvolver a criatividade.

A iniciativa oferece palestras, atendimentos psicológicos e odontológicos, oficinas de artesanato e de beleza. As futuras mamães ainda participam de passeios e ensaios fotográficos. Elas também são estimuladas a tomar gosto pelos livros no Cantinho da Leitura, um espaço destinado à leitura.

Antes do parto, as gestantes ganham um kit de enxoval para bebê e após o nascimento da criança, a jovem continua recebendo orientação e apoio por um ano. De janeiro a agosto de 2019, a iniciativa atendeu uma média mensal de 228 grávidas.

Tecendo o Futuro
O Centro de Adolescentes Tecendo o Futuro desenvolve atividades gratuitas de cultura e lazer para jovens de 12 a 17 anos. Conta com sala de leitura e filmoteca; salão de jogos; oficinas de inclusão digital, material reciclável; aulas de basquete, vôlei, futebol, dança. Também promove passeios e rodas de bate-papo com diversas temáticas, como Esporte; Arte e Cultura; Tecnologia; Profissão; Violência; Uso e Abuso de Drogas; Liberdade e Responsabilidade; Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez Precoce. Ainda são realizadas ações de acolhimento familiar pelo Serviço Social e de Psicologia.