09/11/2019 – BRASIL – Presidente Bolsonaro participa da formatura de policiais federais

O curso de formação é a última etapa do concurso público para o ingresso na instituição

Presidência da República

Cerimônia de Encerramento dos Cursos de Formação Profissional do ano de 2019, para ingresso na carreira Policial Federal. – Foto: Marcos Corrêa/PR

Opresidente da República, Jair Bolsonaro, participou nesta sexta-feira (8), da cerimônia de encerramento dos cursos de formação de 2019 para ingresso na Polícia Federal. Ao discursar, Bolsonaro disse que o trabalho da instituição pode contribuir para transformar o destino do Brasil.

“O futuro do Brasil em grande parte está nas mãos de cada um de vocês que está se formando hoje. Um bom inquérito, uma boa investigação nos traz esperança e crença de que o Brasil pode realmente mudar e vocês têm essa possibilidade agora, ao exercer um bom trabalho, de mudar o destino do Brasil”, afirmou o presidente.

Os 559 profissionais, que concluíram o curso de formação e agora passam a atuar, são das carreiras de delegado, agente, perito criminal, escrivão e papiloscopista. Pela primeira vez, a Polícia Federal realizou concurso público para o provimento dos cinco cargos de forma simultânea.

Aos policiais, Bolsonaro disse que não existe sensação melhor que a de dever cumprido e citou sua eleição para a presidência. “Tive a grande satisfação de ser eleito, de ser talvez o único que está cumprindo o que prometeu durante a campanha”, ressaltou.

Antes de iniciar o discurso, o presidente chamou ao palco e homenageou dois agentes da Polícia Federal que faziam sua segurança no dia em que ele sofreu um ataque durante a campanha eleitoral do ano passado.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacou que essa foi a primeira vez que um presidente da República participou da formatura de turmas da Polícia Federal. Segundo ele, a atitude mostra o peso que o governo dá ao trabalho de combate à criminalidade.

“Quando assumi o cargo de ministro, convidado pelo presidente Jair Bolsonaro, combinamos que esse seria um governo duro contra a criminalidade, contra a corrupção, contra o crime organizado, contra a criminalidade violenta. O Poder Executivo está fazendo sua parte”, defendeu Moro.

Curso de Formação da Polícia Federal
O curso de formação é a última etapa do concurso público para ingresso na Polícia Federal. Durante aproximadamente cinco meses os profissionais tiveram mais de 900 horas de aulas teóricas e práticas.

Nesse período, eles estudaram técnicas de investigação policial e planejamento de ações e operações policiais, entre outras disciplinas. As aulas ocorreram na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, em regime de semi-internato.

O diretor de gestão de pessoal da Polícia Federal, Delano Cerqueira, lembrou que os profissionais que se formaram vão reforçar os quadros de uma das três instituições mais bem avaliadas pela sociedade brasileira e com percentual de 94% de resolução de inquéritos, de acordo com relatório do Conselho Nacional de Justiça. “O foco principal de qualquer investigação da Polícia Federal sempre será a desarticulação e descapitalização das organizações criminosas”, explicou Delano Cerqueira.