10/04/2019 – GOIÁS – Secretaria de Agricultura participa do lançamento do Instituto de Pesquisa e Tecnologia

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participou nesta terça-feira, dia 9, na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, do lançamento do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Comigo (ITC). O objetivo da criação do ITC – que substitui o antigo Centro Tecnológico Comigo (CTC) -, é de oferecer mais acesso a estudos e pesquisas aplicadas na agropecuária ao produtor rural, criar parcerias para capacitações e cursos, fomentar inovações, permitir a comercialização de produtos e serviços, entre outros. De acordo com Antônio Carlos, o Instituto ampliará a capacidade de educação e difusão de informação, assim como a transferência de tecnologia. “Vai exercer um importante papel no avanço tecnológico na agropecuária em Goiás”, afirma.

Portal Goiás

Segundo o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, a Cooperativa investe hoje R$ 2,4 milhões por ano em pesquisa. “Com a criação do ITC, nosso objetivo é firmar parcerias para ampliar o número de pesquisadores e, também, de agrônomos atuando em campo, para acelerar o desenvolvimento de estudos, oferecendo mais acesso dessas pesquisas aos produtores”, destaca.

O diretor de Difusão de Tecnologias da Comigo, Antônio Eduardo Furtini Neto, enfatiza que a mudança vai além da nomenclatura. Segundo ele, se trata de uma mudança de identidade do trabalho de pesquisa que já é desenvolvido e que será ampliado. “Preparamos um estatuto flexível, de modo que o ITC possa receber recursos externos de instituições públicas e privadas para desenvolvimento de pesquisas do setor de agropecuária e, também, de outras áreas do conhecimento. Queremos expandir nosso trabalho de pesquisas e, para isso, estamos abertos a parcerias para manutenção desse trabalho”, explica.

O vice-presidente da Comigo, Aguilar Mota, pontua, ainda, que o grande objetivo é o que o ITC transcenda os limites da Cooperativa e passe a cumprir o papel de educar e orientar a sociedade sobre o papel do agronegócio no País. “Queremos oferecer ao produtor rural e toda comunidade mais acesso a estudos e pesquisas aplicadas na agropecuária, desenvolvidas pelo ITC, e desenvolver atividades de ensino, capacitação e treinamento em parcerias com outras instituições, com o propósito de difundir conhecimento e tecnologia para as próximas gerações”, diz. O ITC conta com uma área de 146 hectares, dos quais 60 hectares são destinados à realização da Tecnoshow Comigo e o restante a pesquisas da Comigo.

Compromissos
O secretário Antônio Carlos, o superintendente de Política Agrícola, Agronegócios e Irrigação da Seapa, Donalvam Maia, o superintendente de Desenvolvimento Agrário e Fundiário, Armando Rollemberg, e o gerente especial de Projetos e Operações da Secretaria, Alexandre Câmara, também participaram de reuniões e encontros na feira nesta terça-feira. Eles se reuniram com o presidente da Comigo, Antonio Chavaglia, para falar sobre possíveis parcerias da Secretaria para a feira em 2020, e visitaram o estande da Emater Goiás na Tecnoshow. Jurisdicionada à Seapa, a Emater apresenta na feira o resultado de pesquisas, novas tecnologias e projetos de inovação que vem realizando para a agropecuária. Há um grande espaço plantado na feira voltado ao compartilhamento de conhecimento técnico e apresentação dos principais serviços da instituição para os agricultores e produtores rurais e também para estudantes, pesquisadores e o público em geral.