10/06/2019 – GOIÁS – Dia dos Namorados: data movimenta uma grande cadeia econômica de produtos e serviços

De salão de beleza a suíte nupcial em hotel, de perfumes a joias, de passeio em hotel fazenda a show romântico com o grupo Roupa Nova. Opções não faltam para essa data que é a terceira melhor para o comércio ao longo do ano e muito esperada por quem trabalha para fazer do dia 12 de junho uma ocasião sempre especial. E se você quer poupar no orçamento, mas não no romantismo, dentro da economia colaborativa é possível não abrir mão desse momento a dois e ao mesmo tempo economizar

Valdevane Rosa

A compra de uma roupa para uma noite especial, uma ida ao salão de beleza, um jantar romântico num bom restaurante, ou então um show romântico, e ao final, quem sabe uma “esticadinha” numa sempre sugestiva suíte de um hotel ou motel. Mais do que uma data para troca de presentes entre os apaixonados, o 12 de junho, Dia dos Namorados, movimenta uma enorme cadeia econômica de produtos e serviços, fazendo do período um dos mais celebrados do comércio. De acordo com o portal Opinion Box, especializado na realização de pesquisas de mercado, a data é a terceira mais movimentada no varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Só no ano passado, o varejo brasileiro faturou mais de 15 bilhões no Dia dos Namorados.

Porém, se apesar de apaixonado ou apaixonada, você precisa economizar no orçamento, mas não quer poupar no romantismo e no agrado a quem se ama, dentro da economia colaborativa é possível não abrir mão de uma noite romântica e ao mesmo tempo gastar pouco. Com mais de 6.800 associados, entre empresas e profissionais autônomos, a plataforma de permutas multilaterais XporY.com oferece uma infinidade de produtos e serviços que podem deixar sua noite do dia 12 de junho ainda mais especial, tudo negociado em X$, moeda digital usada pela scale up, com sede em Goiânia.

Pelo site, aplicativo ou loja física do serviço de permutas é possível encontrar uma diversidade de produtos para presentear como roupas, calçados, perfumaria, bolsas, bijuterias, entre outros. Pelo site, é possível fazer reserva em vários restaurantes, hotéis e motéis, que nesta época fazem promoções e programações especiais. Há, por exemplo, oferta até de shows como do grupo Roupa Nova, que apesar de não ser realizado no dia 12 de junho, trará o romantismo como tema de sua apresentação. O Show “Encontro dos Namorados” será realizado no dia 14 de junho, no Atlanta Music Hall em Goiânia, a partir das 22 horas e o ingresso individual para pista pode ser adquirido por meio da moeda virtual X$ na XporY.com ao custo de X$ 90,00.

Segundo o sócio-fundador da plataforma, o especialista em inovação, empreendedorismo e em economia compartilhada, Rafael Barbosa, a permuta multilateral “é uma estratégia criativa em que as pessoas podem adquirir o que desejam sem precisar investir nenhum real em espécie”. “Buscamos agregar um valor a mais, além do financeiro, aos produtos e serviços que as empresas e pessoas oferecem. O seu produto, seu serviço, seu trabalho valem muito para alguém que precisa dele, então se você tem algo que pode ser vendido, mas também trocado, por que não fazê-lo? O que fazemos é juntar pessoas que tenham algo a oferecer e querem outras coisas que outros tenham a oferecer. Isso se transforma em economia e ganho no final das contas”, explica o especialista.

Data esperada

O empresário Gabriel Bretas Brandão Soares, sócio-proprietário do Hotel Fazenda Ranchos 30, localizado na entrada para Hidrolândia, a poucos minutos de Goiânia, é um dos associados da XporY.com e confirma que o Dia dos Namorados é uma das melhores épocas para seu negócio. Ele diz que sempre aproveita a movimentação das datas comemorativas para atrair novos clientes, oferecendo na plataforma de permutas estadias ou ingressos para passeio no hotel fazenda, e para o próximo dia 12 de junho oferece um Jantar Romântico com buffet de massas, incluindo entradas e sobremesa, decoração temática, DJ e música ao vivo, tudo em X$, moeda digital da XporY.com

Segundo Gabriel, esse evento para o Dia dos Namorados, já é uma tradição em seu estabelecimento e já chega a sua sétima edição, sempre com muito sucesso e grande procura, segundo ele. “Preparamos uma noite romântica pensada nos detalhes. A ideia é proporcionar um momento único para os casais, com um ambiente propício para eternizar o amor”, afirma o empresário.

O Dia dos Namorados é uma data também bem esperada pela empresária Alexandrina Alves, que é proprietária da Hamí Arranjos Comestíveis, que produz, entre outras delícias, buquês de bombons, de morango com chocolate, entre outros muito bem ornamentados para encantar a pessoa amada. Ela diz que nessa época vende um volume superior ao que comercializa em mais de dois meses. “Geralmente eu mesma produzo e monto as peças, mas, neste dia, mais cinco pessoas trabalham comigo, sendo uma ajudante na cozinha e mais quatro entregadores”, ressalta.

O Dia dos Namorados é também a melhor data comercial para a empresária Luísa Antunes de Souza, especialista no planejamento de surpresas românticas. Ela também é associada à XporY.com e presta um serviço de consultoria para quem quer preparar um momento especial a dois. Segundo ela, o fluxo de pessoas que buscam os seus serviços aumenta em cerca de 50% no mês de junho. Entre as surpresas românticas que Luísa costuma preparar e planejar estão declarações de amor, pedidos de namoro ou casamento. Ela também oferta quadros personalizados que contam a história do casal e caixas surpresas com itens para montar decoração romântica e marcar ainda mais momentos especiais.

E se tem um setor que comemora, e muito, a chegada do Dia dos Namorados é o de hotéis e motéis. A gerente do Athenas Plaza Hotel, no Setor Marista em Goiânia, Kelly Cristina Castro, confirma que o movimento neste período é muito bom, e, para melhorar, a empresa decidiu entrar na plataforma de permutas para conseguir mais clientes. “Este ano estamos tendo mais procura por causa da permutas. Locamos várias suítes nupciais pela plataforma XporY.com. A alternativa está contribuindo para que tenhamos uma média boa de locações e também serviu como veículo de divulgação”, ressalta a gerente.