10/09/2019 – GOIÁS – Ciranda da Arte apresenta o espetáculo A Jovem Guarda

O grupo musical Ciranda da Gente, do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, unidade da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), apresenta nesta terça-feira, dia 10, o espetáculo “A Jovem Guarda”, às 20 horas, no Teatro Sesi, em Goiânia. A entrada deve ser retirada na bilheteria do teatro com a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis ou um livro literário.

Comunicação Setorial da Seduc *Com informações do Ciranda da Arte

De acordo com os organizadores, o espetáculo “A Jovem Guarda” reúne as principais músicas da chamada Jovem Guarda numa apresentação em que todos os elementos do palco dialogam com os ambientes do período da década de 1960.

O cenário do espetáculo, o figurino de cada músico/cantor e as palavras de cada fala têm o objetivo de conduzir a memória do espectador para o contexto daquela época. Fazem parte do repertório canções como: Pare o Casamento, Pode Vir Quente Que Eu Estou Fervendo e Festa de Arromba.

Espetáculo

Em 1965, um programa musical destinado ao público jovem intitulado Jovem Guarda apresentado pelo trio Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia estreou na antiga TV Record. Esse trio ganhou muita popularidade e os artistas, juntamente com Wanderley Cardoso, Ronnie Von e Jerry Adriani, se tornaram ídolos da juventude.

Com influências diversas, vindas do rock-and-roll britânico e americano, canções românticas italianas e francesas, os artistas da Jovem Guarda, além de apresentar elementos musicais, articulavam aspectos simbólicos do dia a dia dos jovens nas letras das músicas, nos cenários do programa de TV e nas roupas que usavam, ampliando a ideia do programa televisivo para um movimento cultural brasileiro.

O espetáculo que será apresentado pelo grupo Ciranda da Gente não é uma imitação do programa Jovem Guarda, mas sim uma apresentação inspirada nesse movimento. E nessa releitura, cada artista do grupo Ciranda da Gente traz também a sua personalidade e suas características musicais.

Sobre o grupo

Formado por professores da rede pública estadual de ensino, o grupo Ciranda da Gente atua de forma específica na área de música e conta com a direção geral de Luz Marina de Alcântara. Coordenado por Getúlio Chartier, é composto por Valéria Mendes (voz soprano), Fran Ungarelli (voz contralto), Danilo Duarte (voz tenor), Getúlio Chartier (voz baixo), Bruno Rejan (baixo elétrico), Fausto Baptista (bateria) e Marcos Santos (piano/arranjos/ direção musical).

O grupo Ciranda da Gente desenvolve pesquisas no campo da educação musical e da música popular brasileira (MPB). As pesquisas reverberam em ações de apreciação musical crítica e estética de alunos e professores da rede pública estadual de ensino, bem como da comunidade goiana, de modo geral, por meio de apresentações didáticas e artísticas.

Serviço
Data: Terça-feira, 10/09/2019
Horário: 20h
Local: Teatro Sesi, Av. João leite, 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: (62) 3269-0800
Entrada: 2 kg de alimentos ou um livro literário. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro