10/09/2019 – GOIÁS – Gibiteca Jorge Braga completa 25 anos com programação especial

Exposição, oficinas, cosplay, roda de conversa e homenagens

Comunicação Setorial Secult Goiás

A Gibiteca Jorge Braga, unidade da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), completa nesta sexta-feira, dia 13, 25 anos. E para celebrar a data, uma programação especial e gratuita será realizada durante o dia todo, com atrações que incluem exposição de gibis e painéis, oficina Mandrake Comics (desenho), cosplay, roda de conversa e animações diversas, além de uma homenagem ao cartunista Jorge Braga, que dá nome a unidade.

As atividades terão início às 8 horas, com abertura de exposição de gibis e painéis, ministração de oficinas Mandrake Comics (desenho) e intervenções lúdicas com cosplay. À tarde, às 14h15, solenidade de abertura com o superintendente de Patrimônio Histórico da Secult, Azor Ferro, e, na sequência, haverá uma homenagem ao cartunista Jorge Braga.

Roda de conversa e oficinas também estão programadas com quadrinistas convidados: Victor Faina (Gerente na Mandrake Comics – Marketing e Publicidade), Rubem Borges (doutor em ciências da informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador e especialista em história em quadrinhos); Cátia Ana (mestra em estudos literários no programa de pós–graduação letras e linguística da UFG e autora de histórias em quadrinhos) e Edgar Franco (autor de histórias em quadrinhos; doutor em artes e professor da faculdade de Artes Visuais da UFG).

O evento é uma iniciativa da Superintendência de Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico, em parceria com a Biblioteca Pio Vargas e a Gibiteca Jorge Braga, unidades da Secult Goiás. Além do público em geral, cerca de 150 alunos de instituições de ensino médio e fundamental estão sendo aguardados para prestigiarem a comemoração.

Entretenimento

Pioneira no gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 22 de setembro de 1994. O espaço recebeu o nome de Jorge Braga, em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado. A unidade atende crianças de escolas da periferia da cidade, e propõe com isto, resgatar e estimular o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, gênero conhecido como a 9ª arte, que agrada crianças e adultos.

Além do espaço destinado a pesquisa e leitura, a Gibiteca também conta com um sistema de troca de gibis que tem como principal alvo a população que não tem acesso às bancas para compras de gibis. O usuário leva um gibi em ótimo estado de conservação e troca por qualquer outro da Gibiteca, fazendo com isto, uma interação com a unidade.

O espaço cultural funciona no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, em Goiânia, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas, com entrada gratuita.

Confira a programação do dia 13/09:

8 horas – Abertura de exposição de Gibis e painéis
Oficina
(Mandakre Comics)/ Intervenções lúdicas com Cosplay (Período integral) Período vespertino
14h15 – solenidade de abertura com o superintendente de Patrimônio Histório, Cultural e Artístico, Azor Ferro, dando as boas-vindas aos presentes
14h30 – Homenagem ao cartunista Jorge Braga / roda de conversa com os quadrinistas: Victor Faina, Rubem Borges, Cátia Ana, e Edgar Franco.
15h – Oficina com os quadrinistas
16h30 – Encerramento