11/06/2018 – GOIÁS – No encerramento do Festival Gastronômico de Nova Veneza, José Eliton renova compromisso com realização de evento

► Acompanhado pelo ex-governador Marconi Perillo e pela prefeita Patrícia Fernandes, governador disse que Festival Gastronômico Italiano é resultado do trabalho de homens e mulheres que pensaram o futuro do município e de Goiás

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Nova Veneza, 10 de junho de 2018 – O governador José Eliton renovou neste domingo (10/6), ao participar do encerramento do 14.º Festival Gastronômico Italiano de Nova Veneza, o compromisso do Governo de Goiás para com a realização do evento turístico, que neste ano atraiu o público recorde de 100 mil pessoas para o município, localizado a apenas 40 quilômetros do Centro de Goiânia. Acompanhado pelo ex-governador Marconi Perillo e pela prefeita Patrícia Fernandes, José Eliton disse que a população do Estado reconhece não apenas o valor cultural e turístico do festival, mas o “valor do trabalho de homens e mulheres que pensaram no futuro ao criar este evento”.

A prefeita Patrícia Fernandes, a presidente da Associação do Festival Gastronômico Italiano, Hermione Stival, o criador do evento, Osvaldo Stival, e o ex-prefeito Luiz Stival agradeceram a José Eliton e a Marconi pelo apoio do Governo de Goiás à promoção das atividades, que movimentam a economia do município, fundado por imigrantes italianos. “Sem a parceria de Marconi e José Eliton não teríamos chegado até aqui, com esse sucesso. Nova Veneza tem a agradecer não apenas pelo festival, mas por todas as obras realizadas pelo Estado em nosso município”, disse a prefeita.

“Nossos governos são voltados para a promoção do emprego e da renda e eventos como o Festival Gastronômico Italiano de Nova Veneza são garantia de trabalho para centenas de pessoas aqui no município, por isso nosso apreço e nosso apoio, ao lado do ex-governador Marconi”, disse José Eliton. “Existem ideias luminosas, e essa é uma delas. Mudamos a história de Nova Veneza e de Goiás e agora o governador José Eliton mantém nossas conquistas e avança ainda mais”, disse Marconi. No ano que vem, o município realizada a 15.ª edição do festival.

Evento integrante do Circuito Gastronômico de Goiás, o Festival Italiano de Nova Veneza oferece uma ampla programação que vai muito além dos saborosos pratos. A festa promove um verdadeiro mergulho na cultura italiana, seja por meio da música, da dança e da cenografia, seja pelo esporte, artesanato e até jogo de cartas típicos. De acordo com a associação do evento, mais de 100 mil visitantes passaram pela cidade, que tem pouco mais 9 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A cidade de Nova Veneza nasceu da ocupação italiana e, para enaltecer seus costumes, surgiu o Festival Italiano de Nova Veneza. Através do festival, as gerações mais novas estão resgatando suas origens. A comunidade se envolve e participa do Festival.

Cerca de 60% dos moradores do município são de descendência italiana e, a cada ano, a partir de março, começa a movimentação em torno dos preparativos para a festa. Ao longo de 14 anos, o festival alcançou amadurecimento e, agora, a meta é torná-lo um indutor ainda mais intenso de mudanças positivas para a cidade, com mais geração de empregos e renda para os moradores.