11/06/2019 – GOIÁS – Crea vai auxiliar Governo de Goiás em vistorias de obras

O acordo visa garantir a execução da vistoria preventiva nas obras do programa Goiás na Frente

Comunicação Setorial SIC

Foi firmado na última segunda-feira, dia 10, o convênio entre o Governo de Goiás, por meio da Secretária de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) seção Goiás. O Termo de Acordo de Cooperação Técnica foi assinado pelo titular da SIC, Wilder Morais, e o presidente do órgão, Francisco Antônio Silva de Almeida. A parceria tem como objetivo unir forças para realizar uma vistoria preventiva nas 347 obras do programa Goiás na Frente que estão paralisadas.

Em função da crise financeira que atinge o Estado, a contratação de engenheiros civil para que fossem realizadas as vistorias, que são de extrema importância para levantamento da situação das obras do Estado, seria inviável nesse momento. Sendo assim, o papel do Crea nessa parceria, é cobrar a participação do profissional responsável pelo projeto na construção, alimentar uma rede on-line (que será compartilhada com a secretaria) com todas informações levantadas sobre a realidade das obras e usar de toda a expertise que possuem na área para que esse processo seja feito com agilidade.

O levantamento técnico preventivo é uma forma que a atual gestão terá de saber detalhes técnicos das obras vinculadas ao programa Goiás Na Frente, iniciadas pela administração anterior. De acordo com o presidente do Crea-GO, a vistoria será feita por cerca de 100 profissionais. Ainda não tem uma previsão de quanto tempo os engenheiros vão gastar para concluir o trabalho. De acordo com o secretário Wilder Morais, com a parceria, além de gerar economia para o Estado, o levantamento vai ser feito com mais agilidade. “O Crea tem um sistema que permite acompanhar em tempo real o levantamento realizado pelo profissional. Sendo assim, vamos ter acesso, com muito mais agilidade, à realidade na qual se encontram essas obras”, complementa.

O presidente o Crea-GO, Francisco Antônio, garante que a parceria firmada vai impulsionar o desenvolvimento de Goiás, munindo o governo estadual de informações em tempo real. “Com esse trabalho em conjunto, vamos levar informações reais em tempo real, ajudando a destravar o andamento burocrático do governo e impulsionando o desenvolvimento de Goiás”, destaca o presidente.

O programa Goiás Na Frente tem sido assunto de muito estudo da atual gestão. Aliada à paralisação das obras desde o ano passado, a falta de repasse do recurso prometido às prefeituras e a inexistência de transparência no processo, fizeram que a atual gestão suspendesse temporariamente o andamento das obras. No último mês, o Governo de Goiás publicou o Decreto nº 9.436, de 29 de abril, que estabeleceu novas regras para os convênios assinados com municípios dentro do programa.