11/06/2019 – GOIÁS – Junho Vermelho no Hugol promove a doação de sangue

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), deu início às suas atividades da campanha de conscientização para doação de sangue, Junho Vermelho, este ano com o tema Solidariedade nas Veias.

Portal Goiás

Maria Luísa Alves, doadora frequente há 3 anos, relata a importância do ato: “Esta é uma ação que salva a vida de pessoas que estão em uma situação delicada. Doar sangue é algo que não dói e não faz mal algum, e você ainda tem o privilégio de fazer o bem ao próximo”.

“Este é um mês em que damos ênfase à importância da doação de sangue e, com a colaboração maior dos doadores, conseguimos uma manutenção mais segura dos nossos estoques. Esse é um período estratégico para a realização da campanha, pois nos aproximamos das férias, quando normalmente existe uma diminuição nas doações e um aumento na demanda por transfusões, devido ao maior número de casos de acidentes que a unidade recebe”, declarou o médico hematologista e supervisor da Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, Adriano Arantes.

A UCT tem capacidade para atender a 100 doadores por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30, e no sábado, das 7 às 12 horas, exceto em dias de feriados. Para atender à demanda de 36.742 transfusões de sangue no período de julho de 2015 a dezembro de 2018, o Banco de Sangue já recebeu 30.636 doações, graças ao apoio de voluntários que, em um ato solidário, doaram sangue. Apesar dos bons resultados, a demanda é contínua, por isso, neste mês, o hospital promove várias ações de conscientização, dentre elas a fachada iluminada nessa cor em alusão à importância da doação de sangue.