11/07/2019 – GOIÁS – Defensoria Pública entrega carteiras de defensoras populares

Nesta sexta-feira (12/07), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) entre as carteiras de identificação das mulheres formadas no 1º Curso de Defensoras Populares. O documento simbólico representa o encerramento de um ciclo e a demarcação dessas participantes como multiplicadoras do conhecimento compartilhado durante o curso. Quarenta e uma pessoas receberão a carteira em cerimônia que ocorrerá às 15 horas, no auditório da Maternidade Nascer Cidadão, em Goiânia.

Defensoria Pública do Estado de Goiás

O projeto, realizado pelo Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem/DPE-GO) em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública, visa capacitar em direitos mulheres da comunidade, que fazem atendimento à população carente, como as agentes de saúde. Após o curso, essas defensoras retornam às suas comunidades capacitadas para poder ajudar e fazer o encaminhamento correto de outras mulheres aos serviços de saúde, sistema de justiça, entre outros.

“Essa transferência de informação se atenta para as peculiaridades e demandas do grupo, de modo que o fio condutor do processo de aprendizado foi as experiências e vivências das mulheres participantes”, explica a coordenadora do Nudem, defensora pública Gabriela Hamdan. A seleção das participantes ficou sob responsabilidade do Grupo de Mulheres Negras Samba Crioula, da Região Noroeste de Goiânia, coordenado por Sandra Regina Martins.

O último módulo do curso foi realizado no dia 28 de junho e teve a palestra da defensora pública da Bahia Firmiane Venâncio. Durante cerca de três meses, as participantes puderam aprender mais sobre direitos humanos, direitos da mulher, saúde, infância e juventude, entre outros.