12/04/2019 – GOIÁS – Governo ativa 53 leitos pediátricos no Hugol nesta sexta-feira

43 leitos de internação e dez de UTI

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

Como anunciado pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário da Saúde, Ismael Alexandrino, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), ativa nesta sexta-feira, dia 12, 53 leitos pediátricos, sendo 43 de internação e dez de UTI.

O Hugol às 8h30, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para visita e inauguração de novos leitos destinados ao atendimento infantil. O governador Ronaldo Caiado e o secretário da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, estarão presentes.

O ministro também fará o anúncio de recursos para a saúde estadual, que será destinada para a média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (MAC), e participará do lançamento do novo serviço aeromédico estadual.

Novos leitos
A ativação dos leitos faz parte das medidas emergenciais adotadas pelo atual governo estadual para desafogar o atendimento no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), unidade referência em pediatria em Goiás.

A partir dessa sexta, o Hugol passa a receber pacientes via regulação estadual, com perfil de média e alta complexidade, que tiveram o primeiro atendimento no HMI. “O Hugol servirá de retaguarda ao Materno Infantil, funcionando como uma extensão, do ponto de vista operacional, do atendimento pediátrico deste hospital”, afirma Ismael Alexandrino.

O titular da SES-GO explica ainda que os leitos ativados no Hospital da Região Noroeste de Goiânia são metade da capacidade instalada do HMI. “Isso vai colaborar para desafogar o atendimento naquela unidade, que sofre com tanta demanda”, destaca Alexandrino.

Para essa ativação, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), responsável pela gestão do Hugol, viabilizou em caráter de urgência a contratação de profissionais, dentre enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, advindos de bancos de processos seletivos de unidades estaduais, bem como empreendeu a disponibilização de insumos, dentre materiais e medicamentos e equipamentos hospitalares.

Segundo o Diretor Geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol, a ativação desses leitos, em tempo recorde, tem como foco melhorar a oferta de atendimento pediátrico humanizado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia, especialidade que possui uma alta demanda, principalmente a assistência às urgências traumatológicas e clínicas.

Pediatria

De julho de 2015 a dezembro de 2018, o Hugol realizou 14.868 atendimentos de Urgência e Emergência para crianças de 0 a 12 anos incompletos. O hospital assiste a crianças vítimas de traumas de média e alta complexidade, em casos como queimaduras, acidente de trânsito, queda, afogamento, intoxicação e outros.

Serviço aeromédico

Também nesta sexta-feira, às 16 horas, o ministro Luiz Henrique Mandetta participará do lançamento do serviço aeromédico da Secretaria da Goiás em parceria com o Corpo de Bombeiros de Goiás. O governador Ronaldo Caiado; o secretário Ismael Alexandrino e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Dewislon Adelino Mateus, assinarão o contrato que define a criação do novo serviço de urgência e emergência de longa distância, reestruturando o serviço aeromédico estadual. A cerimônia ocorrerá no hangar do Governo de Goiás, no Aeroporto Santa Genoveva.

No valor de R$ 3,9 milhões por quatro anos, o contrato prevê um helicóptero A119MKII e um bimotor Sêneca 3 equipados com monitor paramétrico, respirador, oxímetro, aspiradores, bombas de infusão, equipamentos de ultrassom portátil e aspiradores elétricos, entre outros. A equipe de socorro terá 35 profissionais, entre copilotos, médicos, enfermeiros, maqueiros. No contrato está previsto ainda a ampliação do programa Combate ao Aedes, transporte de órgãos para transplantes e treinamentos a serem realizados pelo Corpo de Bombeiros.

O serviço aeromédico será regulado pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, por meio dos médicos do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) da SES-GO e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Está prevista uma economia de 50% em relação aos gastos anteriores.
Agenda

As estruturas do Hugol, do Hospital Materno Infantil e do Centro Estadual de Atenção ao Diabetes do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) também serão apresentadas ao ministro pelos gestores estaduais.

Serviço:
Visita do Ministro da Saúde ao Hugol
Data: 12 de abril, sexta-feira
Horário: Às 8h30
Local: Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol)
Endereço: Av. Anhanguera, 14.527 – setor Santos Dumont, Goiânia – GO

Lançamento do Serviço Aeromédico
Data: 12 de abril, sexta-feira
Horário: Às 16h30
Local: Hangar do Governo Estadual, no Aeroporto Santa Genoveva