12/04/2019 – GOIÁS – Servidores evitam fuga em massa na UP de Santa Helena

Servidores da Unidade Prisional (UP) de Santa Helena de Goiás, pertencente à 6ª Regional Prisional Sudoeste, da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), frustraram uma possível fuga de detentos do presídio na última terça-feira, dia 09. Durante procedimento de revista estrutural foi constatado que dois ferros da grade contenção estava serrados.

Comunicação Setorial Dgap

De acordo com o diretor da UP, Cledmilson Rodrigues, a frustração ocorreu no momento em que os agentes plantonistas realizavam procedimentos padrões no pátio do banho de sol da ala B do presídio, ocasião em foi constatada a abertura na grade de contenção. “Ao realizar a revista estrutural minuciosa foi possível averiguar que dois ferros da grade de contenção do local estavam serrados”, afirma Rodrigues.

A partir da interceptação de imediato os servidores iniciaram averiguações para a identificação dos possíveis responsáveis pelo ocorrido, ações que identificaram que dois detentos da UP praticaram o ato.

O rigor estabelecido durante procedimentos realizados nas unidades demonstra a aplicação de medidas que visam garantir a norma e a aplicação da lei conforme solicitado em diretrizes instituídas pelo Governo do Estado em consonância com a Secretaria de Segurança Pública e a Dgap. As ações efetivadas no ambiente carcerário propõem melhor qualidade de vida aos servidores e à população carcerária garantindo os direitos básicos e a eficiente aplicação da Lei de Execução Penal, ressalta Vildebal Alves, diretor da 6ª Regional Prisional.

A direção da unidade instaurou procedimento interno para averiguar o ocorrido e iniciou reparos nas grades.