12/08/2019 – GOIÁS – ALÉM DOS CANTEIROS – Dia da Construção Social leva vários tipos de atendimentos a trabalhadores

A capital goiana será uma das 30 cidades que receberão, no próximo dia 17 de agosto, ações da 13ª edição do evento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Seconci Goiás e o Sinduscon. Serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer serão oferecidos gratuitamente a operários, seus familiares e integrantes da comunidade

Valdevane Rosa

Goiânia é uma das cidades brasileiras que receberão, no próximo dia 17 de agosto, ações da 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social. O evento é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e ocorrerá simultaneamente em 30 municípios. Localmente, a iniciativa será promovida pelo Sindicato da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon) e pelo Seconci Goiás [Serviço Social da Construção Civil], que abrigará em sua sede, no Setor Jardim América, no horário das 8h às 13h, toda a programação das atividades propostas para a data.

O Dia Nacional da Construção Social tem como objetivo promover qualidade de vida e lazer aos profissionais do segmento, portanto, as ações que ocorrerão na sede do Seconci Goiás serão gratuitas e abertas a todos os trabalhadores da construção civil de Goiânia, seus familiares e integrantes da comunidade. As atividades serão organizadas em quatro eixos temáticos: educação, cidadania, saúde e lazer.

Dentro do eixo da educação, a programação inclui uma mostra tecnológica que trará novidades sobre práticas construtivas, materiais e equipamentos; uma oficina sobre o uso das ferramentas do Google e aplicativos que facilitam a rotina das pessoas; e divulgação de informações sobre cursos de qualificação do Sesi/Senai. Na área da cidadania, serão prestadas informações sobre projetos sociais e de bem-estar oferecidos pelo Seconci Goiás, haverá orientação jurídica, corte de cabelo masculino; orientações sobre formalização de cadastro para microempreendedor individual (MEI) e cadastro de potenciais doadores de medula óssea.

Já no campo da saúde os serviços a serem oferecidos serão os seguintes: consulta nas especialidades médicas de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, fonoaudiologia e odontologia. Os atendimentos iniciais nessas especialidades serão prestados exclusivamente aos trabalhadores titulares que atuam nas empresas associadas ao Seconci Goiás e para dois convidados desse trabalhador, que podem ser familiares e/ou amigos. Haverá também orientação sobre escovação infantil e aplicação de flúor; que ocorrerá em um “escovódromo”; aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e exame de bioimpedância.

Por fim, entre as atividades de lazer, haverá sorteio de TVs para trabalhadores das empresas associadas, apresentações culturais com dança, música, teatro, massagem e muita diversão para a criançada com cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã, distribuição de pipoca e algodão doce.

“O mundo está mudando, e você?”

Com o tema “O mundo está mudando, e você?”, o Dia Nacional da Construção Social é tido como a marca da responsabilidade social do setor construção civil.

Neste ano, o evento traz como foco central a reflexão sobre as mudanças pelas quais a indústria construtiva está passando e como se planejar para o futuro. De acordo com Célio Eustáquio de Moura, presidente do Seconci Goiás, a ideia é despertar a atenção para as recentes e iminentes mudanças no mercado de trabalho do setor, impactos e importância da tecnologia e da atualização dos trabalhadores para permanecerem no mercado. “Tudo isso está fazendo com que as alterações nos canteiros de obra ocorram de maneira muito rápida. Queremos mostrar ao trabalhador que ele precisa acompanhar isso”, ressalta.

Outro destaque dado pelo presidente do Seconci Goiás ao evento do próximo dia 17 é seu objetivo de promover a proximidade dos trabalhadores da construção civil com a entidade que cuida da saúde deles. “Vamos trazer eles para perto da gente e tentar estreitar a nossa relação para que eles possam cuidar mais da saúde e da sua segurança não trabalho”, finaliza.

Responsabilidade

O Dia Nacional da Construção Social, realizado pela CBIC em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), é o mais importante evento do setor voltado à promoção da responsabilidade social empresarial. Realizada desde 2007, a iniciativa acontece anualmente em todo o país e reúne empresas, entidades, líderes setoriais, trabalhadores e seus familiares em um grande evento que promove qualidade de vida por meio de ações em saúde, educação, lazer e cidadania.

De 2007 a 2018, o evento já alcançou, nacionalmente, mais de 4 milhões de atendimentos a mais de 800 mil pessoas. A expectativa deste ano, divulgada pela CBIC é de que o número cresça cerca de 20% em todo o território nacional. Em Goiás, a iniciativa é realizada há 9 anos, sempre em uma parceria entre o Seconci e o Sinduscon. Este ano é primeira vez que o evento será no espaço físico e imediações do Seconci Goiás, no Jardim América.