12/11/2019 – GOIÁS – Formação para novo currículo de Goiás começa na segunda-feira

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Comunicação Seduc

Para que o novo currículo de Goiás da Educação Infantil e do Ensino Fundamental seja implantado nas escolas a partir do ano que vem, os professores, diretores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino vão receber formação, deste mês de novembro a abril de 2020, sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o novo Documento Curricular de Goiás Ampliado (DC-GO).

A questão foi tratada pela superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc), Giselle Faria, e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – Seccional Goiás, Marcelo Ferreira da Costa, em reunião por webconferência nesta segunda-feira (11/11).

Etapas da formação
Para alcançar todos os profissionais do território goiano, a formação ocorrerá em sistema de cascateamento: a Equipe Central de Formação (Seduc e Undime) vai formar as Equipes Regionais de Formação, que vão formar os diretores e coordenadores pedagógicos das suas regiões. Esses, por suas vezes, vão capacitar os professores de suas unidades escolares.

As Equipes Regionais de Formação serão constituídas por professores indicados pela Seduc e pelas secretarias municipais correspondentes. Todos os professores da Educação Infantil serão indicados pelas secretarias municipais, enquanto todos os profissionais do Ensino Fundamental dos Anos Finais serão selecionados pela Seduc. Quanto aos formadores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, metade deles serão escolhidos pela Seduc e metade pelas secretarias municipais.

A capacitação terá início em um encontro presencial na segunda-feira (18/11), na Faculdade Delta, em Goiânia. No evento, a Seduc e a Undime vão reunir-se com 25 Equipes Regionais de Formação das seguintes regionais: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Goiás, Goianésia, Goiânia, Goiatuba, Inhumas, Iporá, Itaberaí, Itapaci, Itapuranga, Jussara, Luziânia, Morrinhos, Novo Gama e Palmeira de Goiás.

As outras regionais (Catalão, Itumbiara, Formosa, Posse, Jataí, Santa Helena, Uruaçu, Minaçu, São Miguel do Araguaia, Rio Verde, Planaltina, Quirinópolis, Porangatu) vão ser formadas de 21 a 29 de novembro, em encontros presenciais em Catalão, Formosa, Jataí, Uuraçu e São Miguel do Araguaia.

A capacitação das Equipes Regionais de Formação terá uma carga horária de 60 horas, divida em três módulos. Em cada módulo, as Equipes Regionais de Formação receberão o treinamento primeiro e repassarão as informações, em data posterior, para os diretores e coordenadores pedagógicos. Em seguida, os diretores e coordenadores vão capacitar os professores.

Os temas discutidos serão os fundamentos e a estrutura do DC-GO; as mudanças na prática pedagógica do professor; o planejamento da prática pedagógica a partir de competências e habilidades (Ensino Fundamental) ou objetivos de aprendizagens e desenvolvimento (Educação Infantil), e a integração de conhecimentos por meio do desenvolvimento de atividades pedagógicas, sequências didáticas e projetos investigativos.

Regime de colaboração
A Seduc e a Undime firmaram, no dia 21 de outubro, um acordo de Regime de Colaboração que prevê um currículo unificado para o Estado e os municípios, baseado no DC-GO. Assim, as habilidades trabalhadas nas escolas estaduais e municipais serão as mesmas.

“Quando a gente faz isso, o que um aluno aprende em uma escola do Estado será a mesma coisa do conteúdo de uma escola do município. Isso garante equidade e, para além disso, garante que a gente faça uma avaliação única para o Estado todo, crie sistemas de monitoramento e acompanhamento, garantindo economia de recursos, e formação unificada dos professores”, afirmou a superintendente Giselle Faria no evento de assinatura do Termo de Compromisso.