13/08/2019 – GOIÁS – Cine Cultura exibe O Homem Que Matou Dom Quixote

Produção estreia na sala nesta quinta-feira, dia 15

Portal Goiás

O Homem Que Matou Dom Quixote, do diretor Terry Guilliam e protagonizado por Adam Driver, é a estreia desta semana, do Cine Cultura, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult). O longa entra em cartaz na sala nesta quinta-feira, dia 15, com sessões às 16 horas. Na programação também seguem em exibição o brasileiro Abaixo a Gravidade, do cineasta baiano Edgard Navarro, e a coprodução Argentina-Brasil, Vermelho Sol, do diretor Benjamin Naishtat.

Em O Homem Que Matou Dom Quixote realidade e ficção de misturam. A trama da produção fala de Toby (Adam Driver) um jovem cineasta que viaja à Espanha para filmar uma versão independente de Dom Quixote, filme que seria sua conclusão de estudos. Para o ator principal, Toby escala um sapateiro da região (Jonathan Pryce), que nunca trabalhou no cinema antes. Doze anos se passam, e o cineasta, agora um renomado diretor de comerciais de televisão, tem a oportunidade de fazer uma superprodução também baseada no livro de Cervantes. Ele retorna à Espanha, começa as gravações, mas logo enfrenta uma crise criativa. Buscando inspiração, tenta reencontrar os atores do projeto anterior. Toby descobre que o sapateiro enlouqueceu, e realmente acredita ser Dom Quixote. Pior ainda, o cavaleiro maluco confunde Toby com seu fiel escudeiro, Sancho Pança.

Com direção e roteiro de Edgard Navarro, o filme Abaixo a Gravidade acompanha a trajetória de Bené (Everaldo Pontes), um velho sábio e curandeiro que vive uma vida pacata no Capão, na Chapada Diamantina, onde conhece Letícia, jovem grávida por quem se apaixona. Algum tempo depois do parto (que ele mesmo faz), a moça volta para Salvador e ele a segue com o pretexto de cuidar da própria saúde. Na capital, Bené se divide entre Letícia e sua irmã bipolar, Malu, ambas interpretadas por Rita Carelli, ao mesmo tempo em que se depara com vários personagens, além do caos da cidade grande.

Já o longa Vermelho Sol é uma coprodução entre Argentina e Brasil, que participou de 11 festivais incluindo Toronto, San Sebastián e do Rio de Janeiro. A história do filme se passa em meados da década de 1970, quando uma onda de violência política sem precedentes começa a se desenrolar na Argentina. Isso, no entanto, parece ter pouco efeito em uma pequena cidade rural onde Claudio, um advogado bem conhecido, leva uma vida tranquila com sua família.

O Cine Cultura funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, com sessões de segunda a domingo, inclusive aos feriados. O ingresso da sala custa R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia), apenas em dinheiro. Todo mundo paga meia-entrada nas sessões de segunda-feira. A coordenação do cinema pede, gentilmente, que facilitem o troco e evitem cédulas altas, ajudando assim o trabalho de bilheteria.

Confira a programação: 15/08 a 21/08
16h – O Homem Que Matou Dom Quixote – (2019, vários países, 132 min,

12 anos, dir: Terry Gilliam) – todos os dias

18h30 – Abaixo a Gravidade – (2019, Brasil, 109 min, 16 anos, dir: Edgard

Navarro) -todos os dias

20h30 – Vermelho Sol – (2019, Brasil, 109 min, 16 anos, dir: Edgard

Navarro) – todos os dias

Mais informações: (62) 3201-4688