13/09/2019 – GOIÁS – AGR aprova racionamento de água para seis municípios

Damolândia, Nerópolis, Ouro Verde, Itauçu, Brazabrantes e Inhumas

Assessoria de imprensa – AGR

O Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), do Governo de Goiás, aprovou, nesta sexta-feira, dia 13, a proposta da Saneago para implementar os Planos de Racionamento de Água nos municípios de Damolândia, Nerópolis, Ouro Verde, Itauçu, Brazabrantes e Inhumas, que são abastecidos pela Bacia do Rio Meia Ponte.

A apresentação dos Planos de Racionamento dos municípios, acima da captação do Rio Meio Ponte em Goiânia, é uma exigência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte.

No último dia 27 de agosto, o Conselho da AGR aprovou o Plano de Racionamento do Abastecimento de Água de 2019 para o município de Goiânia. Porém, até hoje não foi necessário adotar as medidas previstas no Plano, entre elas o rodízio no fornecimento de água para a população e empresas, graças ao esforço do governo em conscientizar a população, os fazendeiros e as empresas a adotaram economia de água e também pela injeção de cerca de 800 litros de água por segundo do Sistema de Abastecimento Mauro Borges para o Sistema Meia Ponte.

As medidas do plano poderão ser adotadas em Goiânia e nos demais municípios durante o período de seca que provoca situação de emergência hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte. A reunião do Conselho Regulador foi presidida pelo presidente da AGR, Eurípedes Barsanulfo da Fonseca.