13/09/2019 – GOIÁS – Secretaria de Saúde promove evento sobre prevenção ao suicídio

Atividade conta com a participação da jornalista Cleisla Garcia, que é autora de livro sobre o tema.

Portal Goiás

A Secretariada Saúde de Goiás (SES-GO) promove neste sábado, dia 14, às 15 horas, a palestra “Vamos falar sobre suicídio”, com a jornalista e autora Cleisla Garcia. O evento, será realizado no Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), na capital, integra as ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, realizada com o propósito de alertar a população sobre a gravidade do suicídio e os sinais apresentados pelas pessoas que atentam contra a própria vida.

A palestra a ser ministrada por Cleisla Garcia é destinada, principalmente, a jornalistas e estudantes de jornalismo. Na programação do evento também consta a apresentação dos dados de suicídio em Goiás, feita pela coordenadora de Vigilância de Violência e Acidentes da Gerência de Vigilância Epidemiológica da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local.

O Setembro Amarelo, efetivado desde 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Em Goiás, a campanha é desenvolvida pela SES-GO, pelas Secretarias Municipais de Saúde e por instituições e entidades da área da saúde.

“Sobre viver”
Goiana, formada pela Universidade Federal de Goiás, Cleisla Garcia tambem atuou como repórter no Diário da Manhã e na TV Anhanguera. Atualmente, integra a equipe de reportagens especiais da TV Record, em São Paulo. A jornalista é autora do livro “Sobre viver”, lançado em abril do ano passado. A obra foi idealizada quando Cleisla Garcia fez uma série de reportagens sob o tema “Suicídio – Alerta aos Jovens”, pela TV Record.

As estatísticas assustadoras sobre o problema, que revelam um aumento de 12% no número de suicídios entre os jovens brasileiros em pouco mais de uma década, e as entrevistas realizadas com parentes e amigos das vítimas, levaram a jornalista a refletir sobre o que é possível fazer para ajudar quem está pensando em tirar a própria vida.

Em “Sobre viver”, Cleisla Garcia aprofunda sua pesquisa e traz respostas para uma série de questões relativas ao suicídio, por meio de relatos de jovens que tentaram tirar a própria vida, familiares que buscam se reerguer após a perda trágica de um ente querido, médicos, psicólogos e voluntários que lutam pela prevenção ao suicídio – causa de morte que já ultrapassa o número de homicídios e mortes em conflitos armados no mundo.

Estatísticas
Assim como ocorre no Brasil e no mundo, em Goiás há um avanço considerável dos casos de suicídio. Registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (Sim) e da Coordenação de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), da SES-GO, revelam que em 2015 ocorreram 435 casos de suicídio em Goiás. Em 2016, o quantitativo passou para 481 e, em 2017, para 489. No ano passado, foram registrados 470 casos. As notificações também mostram que o maior número de suicídio ocorre nas pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 20 a 29 anos.

Serviço:

Palestra “Vamos falar sobre o suicídio”, com Cleisla Garcia
Data: sábado
Horário: 15 horas
Local: Auditório Dr. Luiz Rassi, do Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG)
Endereço: Avenida Anhanguera, número 6.479 , no setor Oeste