14/05/2018 – GOIÁS – José Eliton e Fabrina homenageiam mães com concerto e apresentações gratuitas na Praça Cívica

► Governo de Goiás e OVG movimentaram a tarde de sábado, véspera do Dia das Mães, com o Mães em Harmonia, que levou à Praça Cívica apresentações de balé, danças urbanas e concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás;
► Praça também recebeu feira de food trucks e brinquedos para as crianças;
► OVG ofereceu corte de cabelo e maquiagem gratuitos, além da distribuição de kits de enxoval para bebês e gestantes

Gabinete de Gestão de Imprensa do Governador de Goiás

Goiânia, 12 de maio de 2018 – O governador José Eliton e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller, comandaram a realização, neste sábado (12/5), véspera do Dia das Mães, de uma série de atividades culturais na Praça Cívica. Promovido em parceria pelo Governo de Goiás e pela OVG, o Mães em Harmonia movimentou o marco zero da capital com a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, ponto alto dos concertos e apresentações que começaram à tarde e se estenderam até o início da noite.

Além da orquestra, houve apresentações de grupos de danças urbanas, balé infantil e corais, também de outras orquestras do Itego em Artes Basileu França. As apresentações foram realizadas em dois palcos na Praça Cívica, que ficou toda colorida com as diferentes apresentações culturais. Além da Orquestra Sinfônica, se apresentaram o Big Band Basileu França, o balé infantil clássico e a Orquestra Mozart.

José Eliton afirmou que o governo estadual preparou com muito carinho a homenagem às mães goianas, com apresentações culturais de qualidade e emocionantes. “Mãe é o que há de mais importante para todos nós, e fico muito feliz que o governo do Estado possa homenagear as mães goianas com uma agenda cultural como essa, que toca a nossa alma”, disse. Fabrina disse que o objetivo da OVG e do Governo de Goiás atingiram o objetivo do Mães em Harmonia ao reunir dezenas de famílias na Praça Cívica.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás fez uma apresentação especial, com a participação de cantores solistas e músicas dos espetáculos Pop Hits Cinema e Rock. Um dos momentos mais aplaudidos foi a apresentação de um grand pas-de-deux, acompanhado pela Orquestra Jovem, pelo Grupo de Danças Urbanas Basileu França (DRBF) e pelo coral Pequenas Vozes.

O evento ratifica o projeto do governador José Eliton e do ex-governador Marconi Perillo de aproximar as orquestras da população, com apresentação em espaços públicos e gratuitas. O maestro Eliel Ferreira agradeceu a José Eliton pelo incentivo dado a Orquestra, o que permite que ela se destaque constantemente em apresentações no Brasil e no mundo.

“Recebemos convite para tocar na China ao final deste ano. Isso graças ao nosso governador. Vamos tocar no mesmo lugar que a Orquestra de Berlim, a melhor do mundo, tocou há dois anos. Isso só é possível acontecer graças ao incentivo que recebemos sempre do governador. Muito obrigado por ser um grande parceiro da nossa Orquestra”, afirmou.

Orquestra Jovem aproxima música erudita da população
Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás (OSJG) oferece a jovens e adolescentes a oportunidade de se profissionalizar por meio do contato direto com o universo da música sinfônica. A seleção para o ingresso é feita anualmente durante audições.

A partir da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, o governo do estado criou, em fevereiro deste ano, a Rede de Orquestras Jovens de Goiás, com 14 núcleos em cidades do interior e região metropolitana de Goiânia.

Idealizada pelo governador José Eliton, a Rede de Orquestras é coordenada pelo maestro Eliseu Ferreira que, por meio do Itego em Artes Basileu França, oferece aos núcleos mão de obra qualificada e também o suporte necessário às atividades.

Além dos Núcleos, o governo investe na formação de 230 jovens por meio do Programa Bolsa-Artista, criado também em fevereiro, e que irá reformular o antigo Bolsa Orquestra, ampliando o número de beneficiários.