14/05/2019 – GOIÁS – Aluna da rede pública estadual vence etapa regional do Concurso Internacional de Cartas

Isadhora Emanuelly Magalhães foi a primeira colocada no etapa Estadual da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas

Portal Goiás

A aluna do Colégio Estadual Martins Borges, em Rio Verde, Isadhora Emanuelly Moreira Magalhães, conquistou o primeiro lugar na etapa Estadual e o 6º lugar na etapa Nacional da 48ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios. A estudante tem 15 anos e cursa o 2° ano do Ensino Médio. O texto que garantiu a ela destaque na competição foi inspirado no tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”.

Isadhora conta que foi a primeira vez que participou do concurso e quando o tema foi apresentado pelo professor, ela levou muito tempo pensando antes de decidir sobre o que ou quem escrever. “Sempre tive muitos heróis nos quais me espelhar, mas decidi escolher a Malala Yousafzai porque ela me inspira muito. Ela é uma mulher forte e determinada que lutou – e ainda luta – por um dos bens mais importantes da humanidade, mesmo que tristemente desvalorizado por muitos, que é a educação”.

A jovem destaca ainda que tudo que Malala passou, ao longo da vida, não é só inspirador, é uma lição de resistência e determinação. “Se Malala não é uma verdadeira heroína, não sei quem mais poderia ser”, acrescenta.

Emoção
Isadhora confessa que ficou muito emocionada ao saber da sua classificação no concurso de cartas. “Receber a notícia foi incrível e, para ser sincera, ainda mal acredito que seja verdade. Foi a primeira vez em que participei de um concurso tão grande quanto este. Ficar em primeiro lugar na fase estadual e conquistar uma colocação tão boa na nacional foi sinceramente indescritível. Espero servir como um ponto de partida para os concorrentes do próximo ano, a fim de mostrar para outros alunos da rede pública que, sim, é possível. Desejo que no próximo ano possamos trazer o prêmio nacional para o nosso Estado”, ressalta.

A aluna da rede pública estadual comenta também sobre a importância da sua escola e do seu professor de Redação para sua vitória. “Foi o meu professor que me incentivou a participar e foi graças à escola que minha carta foi selecionada. Sou grata a eles de todo coração e espero ter trazido orgulho para todos eles”.

Na última quarta-feira, dia 8, Isadhora foi homenageada por seus professores e pelo diretor da escola, Cairo Vieira Ferreira. Orgulhoso, ele elogiou a iniciativa dos Correios por estimular os estudantes a escreverem e exercitarem seus conhecimentos linguísticos.

Outras premiações
O Concurso Internacional de Cartas também classificou outra aluna da rede estadual. Laíssa Tavares Ferreira, de 15 anos, cursa o 1° ano do Ensino Médio no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) José Carrilho, de Goianésia. Ela foi classificada em terceiro lugar. Em segundo ficou Isadora Aires Barbosa de Andrade e Borba, que tem 14 anos e está no 9° ano do Ensino Fundamental no Colégio WRJ , de Goiânia.

Nesta edição do concurso, o primeiro lugar na etapa nacional foi a estudante Sara Luisa Amorim da Rocha, 15 anos, de Vila Velha, no Espírito Santo. Ela será a representante brasileira na finalíssima da competição, que será realizada na Suíça. O Brasil é o segundo país com maior número de estudantes classificados na fase internacional, ficando atrás apenas da China.

Inscrições
Em 2019, Goiás inscreveu 631 redações no concurso, sendo que 373 foram consideradas aptas por atenderem os critérios exigidos pela União Postal Universal (UPU), que promove o evento no mundo inteiro. “Por meio do Concurso de Cartas, os Correios incentivam crianças e adolescente a expressarem sua criatividade e aprimorarem a escrita e aplicação da nossa Língua Portuguesa”, enfatiza o superintendente estadual dos Correios em Goiás, Eugenio Montenegro.