14/09/2020-Goiás-Vacinação contra sarampo e gripe será realizada no Parque dos Buritis

A ação acontecerá nesta terça-feira (15/09) das 07 às 14h. Serão oferecidas vacinas contra sarampo para quem entre 20 e 49 anos e contra gripe para pessoas de todas idades que ainda não foram imunizadas este ano

A vacinação contra sarampo e gripe continua nos parques de Goiânia, o próximo será o Parque dos Buritis nesta terça (15/09) das 07 às 14h. A ação será realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e vai contar com parcerias da Faculdade de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) que fornecerá o Coren Móvel, (trailer) que dará o suporte às equipes de vacinação.

Serão oferecidas duas vacinas: a tríplice viral e influenza. A tríplice protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Podem se vacinar quem tiver entre 20 e 49 anos, independente do número de doses tomadas anteriormente. Para gestantes e pessoas imunocomprometidas é necessário uma avaliação médica para analisar os riscos e benefícios antes de receber a dose. No caso da influenza, pode receber a dose pessoas de todas idades que ainda não foram imunizadas este ano.

A gerente de Imunização da SMS, Polyana Braga, ressalta o quanto essa vacina do sarampo é importante. “O sarampo pode desencadear complicações graves, desde uma infecção respiratória até alterações neurológicas. Também pode deixar sequelas como cegueira e surdez e em alguns casos pode levar à morte, por isso, é muito importante que a população mais afetada e com menor cobertura se vacine que é entre 20 e 49 anos”, reforça.

A ação da SMS em levar as doses para além das 81 salas de vacina tem como meta melhorar a cobertura vacinal principalmente contra sarampo que está baixa em todo o país. Em Goiânia menos de 9 mil pessoas (8.836) entre 20 e 49 anos se imunizaram contra a doença, o que representa 10% da meta. Para Polyana Braga, o medo da população em procurar uma unidade de saúde durante a pandemia da Covid-1, é um dos motivos da baixa cobertura vacinal.

Vale ressaltar que também é possível receber doses das vacinas nas 81 salas de vacinas do município de Goiânia (clique aqui e confira as salas de vacina https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/salas-de-vacina-em-goiania-2/ ) .

Atenciosamente,
Diretoria de Jornalismo – Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Goiânia