15/05/2018 – GOIÁS – Campanha Maio Amarelo – Atenção Pela Vida movimenta Aparecida

O prefeito Gustavo Mendanha deu início na manhã desta terça-feira, 15, no Parque da Família, a blitz educativa do movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida. A ação é uma iniciativa das secretarias de Mobilidade e Defesa Social e Saúde e acontece durante todo mês de maio com ações educativas no trânsito em diversos cantos da cidade, em todos os órgãos da Prefeitura, além de oficinas e palestras nas escolas e empresas do município. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e levantar uma discussão sobre a segurança viária.

Superintendência de Jornalismo

Durante a ação Gustavo reiterou seu apoio e compromisso em realizar ações preventivas no município sempre que necessário. “Preocupado com a situação do trânsito em Aparecida faço questão de unir esforços para que possamos colaborar para um trânsito mais seguro, com ações de prevenção e conscientização, evitando que acidentes aconteçam, além de dar condições para isso, reforçando a segurança das vias da cidade”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale, explica que o mês de maio foi escolhido em comemoração ao Dia Mundial da Segurança Viária e do Pedestre e a cor amarela em alusão à sinalização de advertência, utilizada nos semáforos. “Para combater o alto índice de mortes ocasionadas no trânsito, cidades de todo o país criaram o movimento Maio Amarelo, que consiste em ações de conscientização, coordenadas entre poder público e sociedade civil”, explicou.

Segundo o secretário, o trabalho de prevenção de acidentes no trânsito em Aparecida já acontece ao longo do ano, mas é no mês de maio que a mobilização é intensificada. “Em Aparecida a campanha é muito importante, pois, apesar das infrações e acidentes nas vias terem reduzido bastante, ainda há uma pequena parcela de condutores que ainda não respeitam as leis de trânsito, transitam sem segurança, avançam o sinal, dirigem embriagados, ocasionando em acidentes”, destacou.

Para o farmacêutico Sebastião Gomes Pereira, 31, o ato de prevenir é melhor que remediar. “Acho que mais importante que aplicar multas, que coíbe infrações, é o trabalho de conscientizar as pessoas. Acredito que assim, esse tipo de ação irá melhorar a segurança no trânsito automaticamente”, disse o motorista.

Cadeirinha Veicular

Além de conscientizar sobre a violência no trânsito, a proposta da ação também visa sensibilizar a população para a importância do uso da cadeirinha veicular. Devido a isso, os organizadores da ação estão recebendo doações de cadeirinhas infantis para carros. Os assentos recebidos serão doados às integrantes do Grupo de Gestantes da Maternidade Marlene Teixeira. As doações podem ser feitas na sede da Vigilância Epidemiológica da SMS, localizada na Rua Vitória, Quadra 40, Lote 4, Jardim Belo Horizonte (abaixo do Hospital de Olhos). Doadores que não tenham condições de levar a cadeirinha até a sede devem ligar para o telefone (62) 3545-4875 e solicitar uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde para recolher o equipamento. A ação contará ainda com outras três blitz e uma Oficina de Prevenção de Acidentes de Trânsito.