15/05/2018 – GOIÁS – Psicólogo belga do Instituo Ayrton Senna visita Cepi Pedro Gomes, em Goiânia

Filip De Fruyt é um dos palestrantes do Seminário Internacional de Habilidades Socioemocionais realizado nesta terça-feira, em Goiânia
Recebido por um grupo de alunos, o psicólogo e professor da Universidade de Ghent, na Bélgica, Filip de Fruyt, do Instituto Ayrton Senna, conheceu o Centro Educacional de Período Integral (Cepi) Pedro Gomes, em Goiânia, na manhã desta terça-feira, dia 15. Os estudantes, acompanhados do diretor José Joaquim, comandaram o encontro, que contou com dinâmicas e conversas sobre educação, protagonismo juvenil, cultura brasileira e belga e diversos outros assuntos.

Portal Goiás

A escolha da unidade de tempo integral se deu devido às ações de desenvolvimento das habilidades socioemocionais implementadas em todas as escolas estaduais de tempo integral, como o projeto de vida, protagonismo juvenil, clubes juvenis e as aulas eletivas.

“A primeira coisa que eu perguntei para eles quando cheguei foi do que eles têm orgulho na escola. Eles me responderam: diversidade, que é justamente um dos cinco domínios das habilidades socioemocionais. É maravilhoso ver como os alunos lidam com isso e essa atitude mostra que eles estão sendo bem preparados para a vida. Acredito que isso é fruto de um trabalho conjunto de todos os agentes da educação”, afirmou Filip.

Para ele, o desenvolvimento das competências sociemocionais nas escolas sempre foi pautado, mas essa discussão tem se intensificado nos últimos anos. “Já temos experiências que podem ser aprimoradas. Precisamos ampliar a discussão e aproveitar que o mundo está dando uma maior atenção a esse assunto, que muda a vida desses estudantes”, explicou.

Após visitar os laboratórios, a quadra poliesportiva, salas de aula, refeitório e outras áreas da escola, Filip lanchou com os alunos e afirmou que da próxima vez em que visitar Goiânia trará como presente para os alunos alguns chocolates suíços. “Também prometo estar falando um pouco de português”, completou.

O psicólogo é um dos palestrantes do Seminário Internacional de Habilidades Socioemocionais, realizado nesta terça-feira, à tarde. Voltado para 600 diretores escolares, o evento foi na Universidade Alfa, com o objetivo sensibilizar educadores quanto às propostas da política pública Diálogos Socioemocionais, implementada na rede estadual.