15/05/2019 – GOIÁS – HMI comemora Dia da Doação de Leite Humano

Programação realizada pelo Banco de Leite Humano da unidade da SES inclui palestras, rodas de conversa e homenagem a mães doadoras, na sexta-feira, 17

Comunicação SES

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), que faz parte da Rede de Bancos de Leite Humano do Estado, junto com os Bancos de Leite Humano (BLHs) integrantes da Rede e o Comitê Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno promovem na próxima sexta-feira, dia 17, uma programação especial para comemorar o Dia da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio.

O evento, que será realizado das 13h30, às 18h, no auditório do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris, contará com uma homenagem a mães doadoras, com o intuito de apoiar, incentivar o aleitamento materno e prestigiar a ação de doar leite humano entre as participantes, bem como oferecer as orientações necessárias na criação dos filhos até um ano de idade.

A programação da tarde inclui ainda apresentação de vídeo do Ministério da Saúde (MS), sobre amamentação e doação de leite; palestras sobre educação infantil; roda de conversa em que as mães poderão sanar dúvidas sobre doação de leite humano; oficina Mulher Trabalhadora que Amamenta, entre outros. Haverá ainda a presença das bombeiras responsáveis pela coleta domiciliar de leite, parte fundamental na história dos bebês prematuros ou de baixo peso internados nas unidades neonatais do hospital que utilizam o leite doado.

O MS tem reforçado que a doação do leite materno é um ato que pode salvar vidas, uma vez que cada 300 mililitros (ml) do alimento sustenta, em média, dez recém-nascidos. Além disso, é o principal fator de redução da mortalidade na infância. Por isso, essa comemoração, realizada em todo o País, tem como objetivo estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, também divulgar os bancos de leite humano nos Estados e municípios.

Doações de mães
O BLH do Materno Infantil oferece leite humano para recém-nascidos prematuros e de baixo peso, estimulando o aleitamento materno desde quando foi fundado, há 21 anos. A unidade é abastecida pelo excedente de leite das mães, que realizam a doação no próprio local ou armazenam o produto em casa.

Para coletar o material, o BLH conta com o apoio de veículos e profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. As profissionais vão até as residências das doadoras e, além de coletar o leite, fazem um trabalho de orientação às mães. Após a coleta, o leite é analisado e pasteurizado, para que fique em condições sanitárias para o consumo. O leite é então congelado, podendo ficar armazenado por seis meses.

O BLH é pioneiro na realização de atividades voltadas para a conscientização da importância do aleitamento materno e da doação de leite, o que contribui para a certificação de Hospital Amigo da Criança, concedida por meio da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Unicef.