15/06/2019 – GOIÁS – Inaugurado o 1º Núcleo Paralímpico na cidade de Itapaci

Natação, atletismo, bocha e parabadminton

Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer

A Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, o 1º Núcleo Paralímpico, na cidade de Itapaci, que irá funcionar na Associação Atlética Banco do Brasil, no Setor Sul. O objetivo é proporcionar melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência por meio da prática de atividades esportivas. A expectativa é de que novos centros como esse sejam levados para diversas cidades goianas.

O projeto contou também com apoio da Prefeitura de Itapaci, da Associação Paralímpica de Goiás (Aspaego) e do do Banco do Brasil, que ofereceu o local para receber as atividades. “A união de forças para construir um Estado melhor é uma das principais premissas dessa gestão. A instalação desse espaço, que contou com a participação de diversas instituições é a prova de que juntos podemos fazer mais apesar das dificuldades que o país vem enfrentando”, argumentou o secretário Rafael Rahif.

Com a inauguração, as pessoas com deficiência que vivem no município e nas regiões próximas vão ter acesso a várias modalidades esportivas. Natação, atletismo, bocha e parabadminton serão as primeiras turmas a serem oferecidas, com um total de 60 vagas. O espaço também fornecerá maiores oportunidades para aqueles que possuem interesse em participar de competições paraolímpicas municipais, estaduais e nacionais.

Para o secretário, o paradesporto goiano já mostrou que é destaque e merece atenção. “Hoje temos dezenas de atletas com deficiência que participam de competições oficiais. A expectativa é de que com a criação desses núcleos mais paratletas recebam apoio para competir profissionalmente”, destacou.

Para se inscrever, os interessados precisam levar dois laudos médicos: um informando a deficiência e outro autorizando a realização de atividade física. Além disso, também é preciso apresentar uma foto 3×4, certidão de nascimento ou identidade e comprovante de endereço.

Materiais e capacitação

A Seel também contribui com o fornecimento de materiais esportivos e com a formação profissional em esportes paralímpicos para educadores físicos. A equipe montou um plano de orientações para os professores municipais que vão trabalhar no Núcleo. O curso foi fornecido pelo pessoal da Gerência de Esporte, Lazer e Programas Especiais da secretaria. Os servidores João Turíbio, José Adriano (Jabá) e José Aparecido Oliveira foram os responsáveis por ministrar as aulas de capacitação.