15/06/2019 – GOIÁS – Prefeito de Goiânia e Governador de Goiás abrem 22º Mutirão da Prefeitura

Nesta edição da grande frente de serviços da administração municipal a novidade são os serviços públicos estaduais disponibilizados à população da região Sudoeste de Goiânia

Prefeitura de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foram os grandes protagonistas da cerimônia de abertura da 22ª edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia, dessa vez, na região Sudoeste de Goiânia. Acompanhados do senador Luiz do Carmo, de deputados, vereadores e secretários do Município e do Estado, os chefes dos executivos municipal e estadual participaram do hasteamento das bandeiras e declararam aberta a grande frente de serviços.

Além de cerca de 120 serviços públicos municipais oferecidos à população nos dois dias do evento, o governo de Goiás disponibiliza, nesta edição do Mutirão, 30 serviços públicos de sua competência aos moradores dos 40 bairros que serão atendidos pela iniciativa da Prefeitura de Goiânia. A estrutura do Mutirão, com os estandes da administração municipal e do Estado de Goiás, está montada na Rua EF-10, no Residencial Eli Forte. Hoje, sábado, 15, os atendimentos começam às 8h e vão até às 16h. Amanhã, domingo, 16, começam às 8h e terminam ao meio-dia.

A participação do Estado de Goiás nos Mutirões da Prefeitura foi viabilizada por entendimento entre o próprio prefeito Iris Rezende e o Governador Ronaldo Caiado, que já havia manifestado sua vontade de levar os serviços públicos do Estado para a frente de serviços da Prefeitura. Segundo Caiado, os mutirões prestam um enorme serviço à população dos bairros e o Estado não poderia ficar de fora desse excepcional modelo de prestação de serviços idealizados pelo por Iris Rezende, ainda na década de 1960.

“O Mutirão, de fato, é uma forma inteligente de atender às necessidades mais urgentes da população e, desde que visitei esse evento pela primeira vez, senti que poderia contribuir com esse magnífico trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, uma bela e histórica iniciativa do prefeito Iris Rezende. Assim como o prefeito, eu acredito que governo se faz com o povo e para o povo. Em político de gabinete eu não acredito. Portanto, aqui está o Governo de Goiás, no meio do povo, trazendo os seus serviços para o Mutirão”, enfatizou.

O prefeito manifestou sua enorme satisfação de ter o Estado integrando o Mutirão da Prefeitura e afirma que quem ganha com essa novidade é a própria população, que agora, além da gama de serviços prestados pelo Município, pode contar com vários outros serviços do Estado.

“O mutirão vem crescendo a cada edição. No primeiro mutirão que fiz, quando assumi a prefeitura pela primeira vez, era o povo ajudando a administração. Depois veio a faculdade de odontologia, depois no próximo a faculdade de medicina já estava presente, e daí não parou mais. Hoje, com muita satisfação, anuncio que, por iniciativa do nosso governador Ronaldo Caiado, aqui está o Governo de Goiás trazendo seus serviços para o Mutirão. De forma que quem ganha é a população de Goiânia”, afirmou o prefeito Iris Rezende.

Desde que foram retomados nesta gestão, em junho de 2017, os mutirões já fizeram mais de 1 milhão de atendimentos nas 22 edições realizadas em todas as regiões administrativas de Goiânia. São oferecidos serviços de todas as secretarias da Prefeitura, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, finanças, procuradoria, assistência social.

O governo de Goiás traz para o Mutirão 30 serviços prestados nos Vapt-Vupts, como emissão de carteira de identidade, CPF e de certidões, atendimentos do Ipasgo e Procon. A Secretaria de Desenvolvimento Social disponibilizará informações sobre Bolsa-Família, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, Carteira do Autista, ônibus para atendimento à mulher, Passe Livre Estudantil e carteira de estudante. Outros oito órgãos do estado estarão a postos com atividades para os participantes.

Desde a última segunda-feira, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobiiidade (SMT), estão na região do Mutirão desenvolvendo uma série de ações, como limpeza, tapa-buracos, pintura de meio-fio, roçagem, revitalização da sinalização de trânsito e reforma de prédios públicos.