15/07/2019 – GOIÁS – Prêmio Goiás mais Transparente busca inovação

O Prêmio Goiás Mais Transparente, criado pelo governo estadual como forma de premiar órgãos e entidades pelo atendimento às normas e padrões de transparência das páginas de acesso à informação, tem movimentado os gestores responsáveis pelos sites de transparência. Eles estão em busca de ações inovadoras na área, uma das categorias do prêmio, para apresentarem à Controladoria-Geral do Estado (CGE) até 1º de novembro deste ano.

Comunicação Setorial Controladoria-Geral do Estado de Goiás

O prêmio reconhecerá os esforços das instituições estaduais com o selo “Excelência em Transparência”, nas categorias Ouro (100% de atendimento à legislação), Prata (95% a 99% de atendimento) e Bronze (90% a 94,99% de atendimento).

Segundo a superintendente de Transparência da CGE, Vânia Cristina Gonçalves da Silva, o objetivo do prêmio é possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria nos serviços prestados pelo Estado à sociedade, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida.

Para Vânia Gonçalves, os gestores dos sites de 35 órgãos estaduais, de 11 empresas de economia mista e 29 Organizações Sociais (OSs) que concorrem ao prêmio são desafiados a pensar e inovar em transparência. Vânia Gonçalves lembra que as iniciativas de inovação podem ser simples ou complexas. O importante é que tenham como objetivo facilitar o acesso do cidadão à informação

Os quesitos julgados no premio estão na Instrução Normativa CGE/GO nº 01/2019, que institui as metodologias de avaliação da transparência ativa e passiva dos órgãos. A Instrução Normativa, junto com a Lei 18.025/2013 e com o Decreto 7.904/2013, são as bases da regulamentação do Prêmio Goiás Mais Transparente.