15/08/2019 – GOIÁS – Atende Fácil Ferroviária tem novos horários de atendimento

Central de relacionamento presencial com a Prefeitura de Goiânia passa a funcionar das 07 às 19 horas de segunda à sexta-feira e das 07 às 12 horas ao sábados e pontos facultativos

Prefeitura de Goiânia

A Atende Fácil Estação Ferroviária, terceira central de relacionamento presencial com a Prefeitura de Goiânia, passa a funcionar das 07 às 19 horas de segunda a sexta-feira e das 07 às 12 horas aos sábados e pontos facultativos. A mudança no horário de atendimento reflete ajuste à demanda identificada nesses três meses de operação da unidade inaugurada pelo prefeito Iris Rezende no dia 10 de maio. Até então, o local funcionava das 08 às 18 horas.

Em três meses de funcionamento, 12.093 serviços foram prestados na unidade. Em termos comparativos, no mês de maio foram realizados 909 atendimentos. Em junho, apenas um mês depois, esse quantitativo evoluiu para 5.389. E foi essa crescente demanda que levou a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), gestora das centrais de relacionamento, a organizar o funcionamento em horários alternativos. “O escalonamento de horários, até para aliviar o trânsito, é algo que o prefeito Iris Rezende defende inclusive para comércio e instituições educacionais. Ter repartições públicas em funcionamento antes das 8h e depois das 18 horas contribuiu com a cidade e é uma forma de melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços do setor público”, avalia o secretário de Finanças de Goiânia, Alessandro Melo.

A Antiga Estação Ferroviária, assim como ocorre nas Atende Fácil Paço Municipal, no Park Lozandes, e Cidade Jardim, no bairro homônimo, reúne em um único local a prestação de serviços a cargo de sete órgãos públicos: Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh); Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), além da Finanças, da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Vigilância Sanitária. Ao todo, as Atende Fácil ofertam aos munícipes mais de 300 serviços gratuitos e registram índice médio de satisfação acima de 99%.

Localizada próxima à Feira Hippie, a maior parte dos serviços prestados pela Atende Fácil Estação Ferroviária estão relacionados à abertura de Microempreendedor Individual (MEI), cadastro de feirantes e ambulantes, parcelamento de débitos de trabalhadores informais e inscrições no programa Minha Casa Minha Vida. Uma novidade no espaço é a inclusão do Sistema Nacional de Emprego (Sine) na carteira de serviços. Ao todo, 31 funcionários trabalham no local, que é dotado de nove guichês e tem capacidade diária de 400 atendimentos.

A unidade tem atendimento por senha e mecanismos de avaliação do serviço prestado pelos servidores da prefeitura. Uma das principais diferenças das centrais da Prefeitura de Goiânia em relação ao modelo padrão é que, para reduzir tempo de espera e impedir a ociosidade de um posto enquanto outro tem fila, os guichês funcionam em sistema de multiatendimento. Isso significa que não há reserva de atendimento por secretaria. Todos os guichês e funcionários estão preparados para atender à carteira completa de serviços prestados pela Atende Fácil.