15/08/2019 – GOIÁS – Incubadora da UFG está entre as melhores do país para empreender e inovar

Avaliação foi feita pela Associação Nacional de Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores e Sebrae

Ednamar Dias

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG foi certificado com o CERNE 2, um modelo nacional de gestão que reconhece as melhores práticas no relacionamento com empreendedores e na geração de negócios inovadores no país.

O anúncio foi feito durante o Innovation Summit, evento simultâneo com a Conferência da Associação Nacional de Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores – Anprotec 2019 realizada entre os dias 12 e 14 de agosto, em Florianópolis, Santa Catarina.

Desenvolvido pela Anprotec e Sebrae, o CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos) busca a melhoria dos resultados das incubadoras, com base nos empreendimentos, na ética, na sustentabilidade, no desenvolvimento humano e na gestão transparente.Os níveis de maturidade vão de 1 a 4.

Após tornar-se a primeira do centro-oeste certificada com o CERNE 1, em 2016, o CEI foi em busca do CERNE 2, capacitando a equipe, planejando ações, priorizando três processos-chave: a ampliação da incubadora, a gestão estratégica e a ampliação dos limites.

“Essa certificação é motivo de muito orgulho para a UFG e para os goianos; é a certeza de que a incubadora está se qualificando cada vez mais para apoiar empreendimentos de sucesso”, comemorou Emilia Rosângela Pires, gerente do CEI.

“O CERNE se consolidou como um modelo de referência em gestão de incubadoras, e tem contribuído com dezenas de empreendimentos bem sucedidos no país, explicou Sheila Oliveira Pires, superintendente executiva da Anprotec.

Programas e ações

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa coordenado pela Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG. Apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora e estimular a pesquisa e a inovação.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, contribuindo com o desenvolvimento de ideias, produtos, serviços.

O CEI acolhe atualmente projetos e negócios nas áreas de educação, agronegócio, saúde, robótica, nanotecnologia, engenharia, moda e beleza. O acesso aos programas de pré-incubação e incubação é possível através de processos seletivos realizados a cada semestre.

Formação Empreendedora

O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora.Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de trabalho em equipe, empreendedorismo, identificação de oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior. Um das atividades é a OEU – Olimpíada Empreendedorismo Universitário, realizada anualmente.Além de premiar os vencedores em dinheiro, a Olimpíada estimula o espírito de equipe, compartilha conhecimentos e desperta habilidades.

A unidade 1 do CEI está localizada na rua 235, no. 294 , Setor Universitário.A unidade 2 fica no Campus Samambaia, no Parque Tecnológico, ao lado do Conjunto Itatiaia.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: cei.ufgo@gmail.com ou acessar o portal http://www.cei.ufg.br ou pelos telefones 62 32096034 e 3521 2047

Serviço

Assunto: CEI UFG recebe certificado nacional de excelência

Assessoria de Imprensa – CEI UFG – Ednamar Dias 62 995549789