15/10/2020-Goiás-Educação de Aparecida realiza encontro online para homenagear profissionais da rede municipal

Em videoconferência com gestores de escolas e Cmeis, Gustavo Mendanha e Wandelan Renovato destacaram avanços e benefícios para a categoria nos últimos quatro anos

O dia 15 de outubro é marcado pelas comemorações do Dia do Professor e do Técnico Administrativo da Educação em todo o país. Em Aparecida de Goiânia, a administração muinicipal tem buscado esforços para assegurar a estes profissionais os seus direitos. Dentre os benefícios estão as ações estratégicas de formação e aprimoramento técnico e pedagógico, além de aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Trabalhadores Administrativos.

As mudanças na lei resultaram na atualização salarial dos cargos de Professor de Informática e de Auxiliar de Secretaria, o que significou a valorização destes profissionais que receberam reajuste salarial com base no Plano de Carreira considerando o grau de escolaridade de cada profissional.

Um acordo celebrado entre o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego Aparecida) e município resultou no pagamento retroativo do Piso Nacional do Magistério referente aos anos de 2015 a 2019. A diferença salarial, que era objeto de discussão jurídica, foi solucionada de forma harmoniosa e resultou no pagamento dos valores atualizados, contemplando mais de 2,5 mil professores que, juntos, receberam
mais de 11 milhões de reais.

Também foi assegurado direito democrático de escolha dos gestores das escolas e CMEIs para o biênio 2020/2021, realizando eleições para os cargos de Direção e Coordenação Geral. A novidade do último pleito foi a alteração da Lei da
Eleição de nº 2.861/2009, que passou a estabelecer como pré-requisito para se candidatar a esses cargos a formação em Gestão Escolar.

A formação e atualização dos profissionais também estiveram nas pautas da Educação. Exemplo disso, foi a realização do curso Lei Maria da Penha na Escola, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que teve como público alvo profissionais docentes e administrativos da rede de ensino. Vários encontros foram realizados sobre violência doméstica e assistência da Defensoria Pública.

Melhorar a performance da rede de educação de Aparecida nas avaliações do IDEB, em especial, nos índices de proficiência em Língua Portuguesa e em Matemática, também foram objetos da formação continuada para professores de áreas específicas e para professores pedagogos que atuam nos anos iniciais e no 5º ano do Ensino Fundamental. A esses profissionais foram oportunizados participar no Projeto Aprendizagem em Ação: Oficina da Matemática, que contou com um ciclo de palestras com profissionais renomados na área.

Homenagem

Em homenagem ao Dia do Professor e do Técnico Administrativo da Educação, o prefeito Gustavo Mendanha, e o secretário municipal de Educação, Wanderlan Renovato, realizaram na manhã desta quinta-feira, 15, uma reunião virtual com os gestores das unidades escolares de Aparecida. “Vamos continuar trabalhando para melhorar o ensino, de modo que nossas crianças, os nossos jovens, tenham oportunidades. Eu tenho um sonho de sermos uma cidade de Startups e isso passa pela Educação”, frisou o prefeito.

O professor Wanderlan Renovato parabenizou os profissionais da Educação Municipal e anunciou a aquisição de uma plataforma educacional que irá atender as crianças e professores no processo de aulas não presenciais. “Eu agradeço em nome dos nossos servidores e quero dizer que já estamos na etapa final para contratação da plataforma educacional online, que lançaremos no mês de novembro para melhorar ainda mais nossos processos pedagógicos de ensino remoto, uma plataforma que certamente será referência em Goiás”.

DANIELA RIBEIRO

Superintendente de Jornalismo

RAFAEL FREITAS

Coordenador de Jornalismo

Avenida Gervásio Pinheiro, Prédio da Cidade Administrativa,