16/04/2018 – GOIÁS – Prefeitura realiza centenas de atendimentos neste sábado

As comemorações do Dia Mundial da Saúde, celebrado no mês de abril, movimentaram Aparecida de Goiânia na manhã deste sábado, 14. Cerca de 900 atendimentos foram realizados no Hospital de Olhos e diversos serviços de saúde foram prestados à população no Parque da Família, localizado no Residencial Village Garavelo.

Superintendência de Jornalismo

O prefeito Gustavo Mendanha participou do evento e aproveitou para conversar diretamente com a população sobre as ações realizadas pela Prefeitura. “Saúde pública não é apenas tratar doenças. É nosso dever cuidar de toda a população, investindo na prevenção e promovendo qualidade de vida para todos. Cada vez mais vamos ocupar a cidade com o que temos de melhor. Atender o povo aparecidense é a nossa prioridade, sempre!”, afirma.

O secretário interino de Saúde, Alessandro Magalhães, anunciou que ações como a deste sábado serão rotina no Município: “Fizemos uma força-tarefa para atender centenas de pacientes que aguardavam consultas oftalmológicas e queremos investir ainda mais em ações com atendimentos especializados”.

Além das consultas, no Parque da Família foram realizados serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, avaliação nutricional e distribuição de vitamina A para a população e de repelentes para gestantes. Profissionais da saúde também orientaram os participantes sobre tabagismo, saúde do homem e da mulher, dengue, saúde Bucal e Hemofilia.

Quem passou pelo local não conseguiu ficar parado. Alongamentos, atividades funcionais e aula de zumba foram conduzidos por monitores e a animação contagiou os presentes. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) explicaram sobre o funcionamento de seus serviços e ministraram apresentação sobre como podem ser feitos os primeiros socorros em uma situação de parada cardiorrespiratória.

O morador do setor Serra Dourada, João Luís Dias Almeida aproveitou o momento para conferir sua glicemia e receber atendimento nutricional: “Sou professor e trabalho o dia todo. Por conta da minha rotina, fica difícil ter tempo para cuidar da minha saúde. Ao saber que a Prefeitura tinha organizado esse evento em um sábado, não pensei duas vezes e vim participar. Valeu muito à pena. Precisamos de mais momentos como esse”, defende.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, Marcela Tolentino, que realizou o atendimento do João Luís, também destacou a importância da ação: “Aqui os pacientes já conseguem ter uma noção sobre como está sua alimentação, seu peso e índice de massa corporal. É um primeiro contato muito proveitoso tanto para eles como para nós profissionais”, avalia.

A moradora do Jardim Olímpico, Edna Ferreira, foi uma das pacientes consultadas no Hospital de Olhos, esta manhã. Satisfeita com a rapidez do atendimento, ela já saiu com o diagnóstico e a receitas nas mãos. “Minha cabeça estava doendo há muitos dias. Quando me ligaram nesta semana para agendar a consulta com o oftalmologista fiquei muito feliz”, comemora.