16/10/2020-Goiás-Saúde de Aparecida de Goiânia realiza Dia D da Vacinação contra a Pólio

Será realizado neste sábado, 17 de outubro, em Aparecida de Goiânia, das 8h às 17h, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia infantil) e Multivacinação. Em toda a cidade, serão 29 pontos de imunização fixos para vacinar e atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos contra doenças como o sarampo e a febre amarela, dentre outras. Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para que a população se imunize porque o País enfrenta risco de aumento de doenças.

A campanha se estenderá até o próximo dia 30 em 26 postos de vacinação com a meta de vacinar mais de 99 mil pessoas das faixas prioritárias (crianças menores de 1 a 5 anos de idade e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade).

Alerta importante para a sociedade

A Secretaria de Saúde ressalta que a mobilização visa também melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos em todo o País. Segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), a cobertura vacinal brasileira está em 56,68% para as imunizações infantis, sendo que o ideal é entre 90% e 95% para garantir a proteção contra doenças como sarampo, meningite, coqueluche e poliomielite. Segundo a pasta, este baixo índice tem consequências graves, como a volta de doenças que tinham sido controladas no Brasil, como o sarampo. Em 2019, o País perdeu o certificado de erradicação da doença, o que é preocupante.

Vacinação indispensável durante a pandemia

A coordenação de Imunização da SMS alerta a população para a importância de se vacinar mesmo com a pandemia de Coronavírus. De acordo com o órgão, essa vacinação é indispensável e pode salvar vidas e evitar sofrimentos. Além disso destaca que todos os protocolos e diretrizes de segurança que visam o controle da COVID-19 serão seguidos criteriosamente, tais como o distanciamento mínimo nas filas e o uso obrigatório de máscaras.

Serão oferecidas vacinas que protegem contra várias doenças como: febre amarela, BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra varicela e hepatite A.

Proteção para crianças, adolescentes e adultos

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo prioritário é o das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas todas as pessoas de até 49 anos com esquemas vacinais incompletos devem ir aos postos para fazer a atualização e se proteger contra uma série de enfermidades, além de contribuir para a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

A poliomielite

Conhecida também como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus.

Confira os 29 pontos de Vacinação deste sábado, 17 de outubro, das 8h às 17h:

01 Centro de Atendimento Ambulatorial
02 Cais Nova Era
03 Centro de Saúde Papillon Park
04 UBS Colina Azul
05 UBS Andrade Reis
06 UBS Bandeirantes
07 UBS Campos Elíseos
08 UBS Jardim Florença
09 UBS Tiradentes
10 UBS Veiga Jardim
11 UBS Cândido de Queiroz
12 UBS Alto Paraíso
13 UBS Caraíbas
14 UBS Delfiore
15 UBS Madre Germana
16 UBS Garavelo Park
17 UBS Mansões Paraíso
18 UBS Independência Mansões
19 UBS Jardim Olímpico
20 UBS Parque Trindade
21 UBS Jardim dos Buritis
22 UBS Nova Olinda
23 UBS Retiro do Bosque
24 UBS Pontal Sul II
25 UBS Cruzeiro do Sul
26 UBS Bairro Ilda
27 UBS Bela Vista
28 UBS Rosa dos Ventos
29 UBS São Pedro

Pontos de Vacinação até o dia 30/10 (Funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 17h):

01 Centro de Atendimento Ambulatorial
02 Cais Nova Era*
03 Centro de Saúde Papillon Park
04 UBS Colina Azul
05 UBS Andrade Reis
06 UBS Bandeirantes
07 UBS Campos Elíseos
08 UBS Jardim Florença
09 UBS Mansões Paraíso
10 UBS Veiga Jardim
11 UBS Cândido de Queiroz
12 UBS Alto Paraíso
13 UBS Caraíbas
14 UBS Delfiore
15 UBS Madre Germana
16 UBS São Pedro
17 UBS Jardim Olímpico
18 UBS Parque Trindade
19 UBS Jardim dos Buritis
20 UBS Nova Olinda
21 UBS Retiro do Bosque
22 UBS Pontal Sul II
23 UBS Cruzeiro do Sul
24 UBS Bairro Ilda
25 UBS Bela Vista
26 UBS Rosa dos Ventos
*Cais Nova Era com horário de Atendimento das 7h30 às 18h00

Texto: Polliana Martins
Mais Notícias