17/12/2018 – GOIÁS – Veterano Buchecha conquista o heptacampeonato no Goiás Superbike

Foi debaixo de um sol escaldante, e com termômetro marcando mais de 32ºC, que o Goiás Superbike definiu neste domingo, 16, os oito campeões da temporada 2018. Um dos destaques foi Josué Ferreira, o Buchecha, que aos 54 anos garantiu o heptacampeonato na categoria 300cc Master. A competição também contou com o triunfo de um piloto promissor: com apensas 13 anos, Caíque Lanna faturou a 300cc Light de forma invicta.

Portal Goiás

O Goiás Superbike deste ano contou com cinco etapas. Os campeões da temporada são os que mais conquistaram pontos ao longo de todo o ano. Os troféus de campeão e vice serão entregues em uma solenidade a ser organizada pela Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG). Após corrida deste domingo, foram premiados somente os pilotos vencedores da 5ª e última etapa.

Policial militar da reserva, Buchecha divide seu tempo entre as ruas de Goiânia, trabalhando como taxista, e a pista do autódromo. A vitória deste domingo confirmou seu favoritismo e, de quebra, aumentou o currículo vitorioso. “Costumo dizer que a corrida só acaba na bandeirada final. Tive problemas no rolamento da moto, mas consegui terminar em primeiro”, celebrou. Além de campeão goiano, Buchecha foi campeão brasileiro invicto em 2018. “Felicidade dobrada”.

Pela 300cc Light, o novato Caíque Lanna concluiu a temporada 2018 vencendo as cinco corridas que disputou. Na prova de hoje teve um grau a mais de dificuldade, que foi a oponente Raquel Ananda, de apenas 11 anos. A garota liderou a prova no início, mas acabou sentindo dores no braço e chegou na segunda colocação, deixando o caminho livre para Caíque. “Estou muito feliz com a conquista do título. Agora é me preparar para o ano que vem”, planeja o jovem de Brasília.

Na Sport 300cc, o vencedor da 5ª etapa foi Rafael Rosa, que chegou 27 milésimos de segundo na frente do campeão da temporada, Bruno César. “Fiz um campeonato sem nenhum erro. Consegui pontos valiosos no início do ano, que garantiram meu título mesmo tendo perdido a corrida de hoje”, avaliou Bruno que, além do triunfo estadual, celebra o título do Campeonato Brasileiro 2018 na categoria 300cc.

Na categoria 600cc a disputa foi acirrada e em família. Indiana Muñoz venceu a 5ª etapa e seu irmão, Kioman Muñoz, ficou na segunda colocação. O terceiro colocado foi Eduardo Barros, o campeão 2018. “Tive problemas com o motor da minha moto desde quinta-feira. Ter conseguido terminar a corrida foi uma superação enorme”, explicou. “Fui campeão por regularidade. Não ganhei nenhuma prova, mas estive sempre entre os primeiros e essa estratégia foi essencial”, disse o piloto de São Luís de Montes Belos.

Quem também veio do interior e arrasou na temporada foi o técnico em mineração Vigmar Cardoso, pela SBK Light. O piloto de Catalão teve problemas no freio da moto e, como tinha vantagem de pontos sobre os oponentes, optou por correr com segurança. “Estava mais ansioso do que nas outras provas. Diante do problema no freio, preferi não arriscar. Foi um terceiro lugar com sabor de primeiro”, disse o campeão 2018.

O vencedor da prova de hoje foi Romes Pereira. Pela SBK Master, João Ricardo Reis foi o primeiro colocado, mas o troféu da temporada foi para Fernando Tavares, que hoje chegou em 2º. O servidor público de 55 anos começou a correr em track days, há dois anos, e tomou tanto gosto que decidiu se profissionalizar. Já na categoria Superbike, Maurício Protta foi o mais rápido do dia. No entanto, o campeão de 2018 foi Luciano Lima, que não correu hoje porque ainda se recupera de lesão no ombro.

Finalizando o dia de competições, Wesley dos Reis venceu a 150cc e, de forma invicta, conquistou o título. A temporada 2019 está prevista para começar no dia 10 de março.

Confira os vencedores da 5ª etapa:

Superbike

1º Maurício Protta

2º Alessandro Andrade

3º Túlio Resende

SBK Light

1º Romes Pereira

2º Cleiton Fabiano

3º Vigmar Cardoso

SBK Master

1º João Ricardo Reis

2º Fernando Sobral

3º Danilo Margiotta

600cc

1º Indiana Muñoz

2º Kioman Muñoz

3º Eduardo Barros

Sport 300cc

1º Rafael Rosa

2º Bruno César Borges

3º Cláudio Roberto

300cc Light

1º Caíque Lanna

2º Raquel Ananda

3º Davi Gama

300cc Master

1º Josué Ferreira Buchecha

2º Valdemir Borges

3º José de Barros

150cc

1º Wesley dos Reis

2º Matheus Barbosa

3º Winicius Alves

Confira os campeões do Goiás Superbike 2018:

Superbike: Luciano Lima

SBK Light: Vigmar Cardoso

SBK Master: Fernando Sobral

600cc: Eduardo Barros

Sport 300cc: Bruno César

300cc: Light: Caíque Lanna

300cc: Master: Josué Ferreira

150cc: Wesley dos Reis