18/09/2020-BRASIL-Brasil é exemplo no uso de energia limpa, diz Presidente Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro, em agenda no Mato Grosso, recebeu homenagem do setor de agronegócio, no município de Sinop

Cumprindo uma agenda de compromissos no Mato Grosso, nesta sexta-feira (18), o Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil tem tudo para ser uma grande nação. Bolsonaro citou que o País é exemplo no uso de energias limpas e que o agronegócio brasileiro é importante para garantir a segurança alimentar na Nação e de outros países.

“Nós aqui temos a matriz mais limpa energética do mundo. Nós, proporcionalmente, ocupamos a melhor área para a agricultura e a para agropecuária que qualquer outro país do mundo. Somos um exemplo para o mundo”, afirmou o Presidente durante o evento.

“Temos aqui garantido não só a nossa segurança alimentar, bem como a segurança alimentar para mais de um bilhão de habitantes do mundo. Fiquei feliz, agora quando falado, que na próxima década, nós, com toda certeza, passaremos a alimentar quase três bilhões de pessoas no mundo. Isso não é para qualquer um. Isso é para quem tem coragem, para quem respeita a terra, respeita o meio ambiente e para quem quer o melhor para o seu povo e o seu país”, disse.

O Presidente Bolsonaro destacou que nenhum outro país tem os recursos que o Brasil. “Ninguém consegue entender que um país como o nosso não é um dos primeiros do mundo em todos os seus quesitos. Temos tudo para ser uma grande nação. Ninguém tem o que nós temos. Devemos, sim, começar a administrar pelo exemplo acima de tudo”, enfatizou.

Na cerimônia, o Presidente recebeu o título de cidadão de Sinop, concedido pela câmara municipal local.

Visita à usina de biocombustível

Antes de receber a homenagem, Presidente Bolsonaro visitou a maior usina de produção de etanol a base de milho da América Latina, que fica na cidade de Sinop. Acompanhado de ministros, ele conheceu o funcionamento da cadeia de produção do biocombustível.

Além de produzir o etanol, fonte de energia limpa e renovável, a empresa Inpasa transforma o resíduo do milho processado na produção do biocombustível para ser usado na ração animal. A usina foi instalada na cidade de Sinop, localizada a 550 quilômetros da capital Cuiabá, que fica às margens da BR-163, importante rota para o escoamento de grãos do Centro-Oeste.

Isso coloca a cidade em um local privilegiado para a logística de transporte e a instalação de empresas com foco na exportação e transformação de matéria-prima. O município ainda funciona com ponto de apoio para o Porto de Santarém, no Pará, localizado a 1,4 mil quilômetros de distância.

Queimadas

O estado do Mato Grosso enfrenta focos de incêndios florestais, sobretudo na região do Pantanal. Durante o discurso, o Presidente citou o problema e as críticas sofridas de outros países em relação às queimadas. “Estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos e temos sofrido uma crítica muito grande porque, obviamente, quanto mais nos atacarem, melhor interessa para os nossos concorrentes para aquilo que temos de melhor que é o nosso agronegócio”, afirmou.

Na última quarta-feira (16), o Governo Federal anunciou o envio de R$ 10,1 milhões para reforçar o combate aos incêndios florestais no estado, em especial na região do Pantanal.