18/10/2019 – GOIÁS – Goiás lidera Game da Cidadania em todo o País

Projeto Estudantes de Atitude faz o Estado líder absoluto entre os participantes

Portal Goiás

Goiás é o primeiro, no País, em participação de alunos no “Game da Cidadania”, da Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o levantamento da CGU, até o dia 15 de outubro, o Estado contava com 2.895 alunos inscritos na plataforma, dos quais 2.290 atingiram a pontuação máxima nas questões do jogo e 66 enviaram vídeos sobre cidadania.

Em segundo lugar está São Paulo, com 1.515 alunos inscritos, 1.117 com pontuação máxima e 33 vídeos enviados, seguido de Pernambuco, com 504 inscritos, 425 com pontuação e 6 vídeos encaminhados.

De acordo com o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Diego Ramalho Freitas, a forte participação dos alunos goianos se deve à parceria estabelecida entre a CGU e a CGE, que inseriu o “Game da Cidadania” como Missão Especial do projeto Estudantes de Atitude.

“O cumprimento das etapas do game vale pontos no ranking do Estudantes de Atitude: o cumprimento da missão especial, além das premiações específicas concedidas pela CGU, pode render para cada escola até 15 pontos no projeto. Para ganhar cinco pontos, pelo menos 40 alunos de cada escola participante deverá concluir a fase das questões. Para ganhar mais cinco pontos, pelo menos 40 alunos deverão enviar os vídeos e, caso um dos alunos consiga chegar à final do game – ou seja, estiver entre os 10 melhores vídeos – a escola ganhará mais cinco pontos”, explica Diego.

O subcontrolador estima que até o final do prazo de cumprimento da Missão Especial, Goiás deverá chegar aos cinco mil alunos inscritos na plataforma do game. Concorrem aos prêmios do Estudantes de Atitude 105 escolas estaduais. O prazo para participar do jogo da CGU vai até 17 de novembro. Clique para acessar a plataforma.

link: https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/game-da-cidadania

Sobre o game

O Game da Cidadania está estruturado em três etapas que demandam o uso da tecnologia. Na primeira, o usuário faz um cadastro no sistema da CGU. A segunda etapa é o próprio jogo, que tem como base a gamificação/storytelling, cujo tema é “cidadania todo dia”. As questões apresentam situações de conflitos éticos do cotidiano para que o participante possa se posicionar.

Os participantes que conseguirem acertar todas as questões da segunda etapa e fizerem a pontuação máxima ganham o direito de enviar o link de um vídeo de um minuto (1 Minuto de Cidadania), produzido por eles mesmos para concorrer a prêmios. A participação no concurso de vídeos constitui a terceira etapa do Game da Cidadania.

Os vídeos serão julgados por uma comissão e os 10 melhores serão premiados com o valor de R$ 1 mil cada. Os vídeos vencedores serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU, a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção.