21/02/2019 – GOIÁS – Profissionais concluem programas de residência da Saúde

Cerimônia será nesta quinta-feira, dia 21.

Comunicação Setorial da Secretaria da Saúde de Goiás

Cento e quinze médicos residentes e 57 especialistas multiprofissionais da saúde participam da cerimônia de conclusão dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO). O evento será no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, em Goiânia, a partir das 8h30.

Os hospitais públicos da rede do Estado são atualmente os principais polos de formação de médicos residentes. O Governo de Goiás conta com 310 residentes médicos em 30 especialidades. A Secretaria da Saúde (SES-GO) é responsável pelo financiamento de 119 bolsas pagas aos residentes, e o Ministério da Saúde, pelos demais recursos. O investimento da SES-GO chega a R$ 376,6 mil por mês.

Hospitais
Os profissionais fizeram residência nos Hospitais de Urgências de Goiânia dr. Valdemiro Cruz (Hugo), Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), Materno-Infantil dr. Jurandir do Nascimento (HMI), Estadual Geral de Goiânia dr. Alberto Rassi (HGG), Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (Huapa) e no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação dr. Henrique Santillo (Crer).

Os programas de residência médica e multiprofissional são oferecidos sob supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, da Sest-SUS. As especializações médicas são distribuídas em 30 diferentes áreas da medicina, visando à qualificação profissional para o posterior funcionamento do sistema de saúde com a máxima qualidade.

Já as residências multiprofissionais são voltadas a profissionais de terapia ocupacional, odontologia, biomedicina, serviço social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, farmácia e enfermagem.